Galeria dos Silos acolheu a primeira mostra de arte KABO

0
202
A Galeria Salas da Farinha acolheu a exposição de arte contemporânea, organizada pelos jovens do Cineclube das Caldas

A KABO é uma mostra de arte contemporânea que se estreou na galeria dos Silos Contentor Criativo. Mostra veio para ficar e vai repetir-se para o ano.

Nos dias 25 e 26 de novembro, decorreu a primeira edição da Exposição de Arte Contemporânea KABO, na Galeria dos Silos Contentor Criativo.
A iniciativa foi co-produzida com a Bunch of Kids, a produtora do Cine Clube das Caldas que convidou Carlos Tavares Pedro para fazer a curadoria da exposição. Este produtor, realizador, fotógrafo e aluno da ESAD.CR investiga sobre o tema “Corpo Visível e Invisível” e convidou artistas plásticos e sonoros que se dedicam a igual conceito a participar nesta primeira mostra.
“Queremos que este possa ser um evento anual, que foge às mostras festivaleiras que tiram o foco da obras dos artistas”, disse o curador, interessado em tornar este KABO numa exposição de arte contemporânea anual, continuando a apostar na apresentação de propostas de artistas visuais, sonoros e performativos. Estiveram presentes obras de Ale D’Afrique, Freta Ngo, garlin.g, Mariana Fralda, TeresaComCerteza, umgrandefilhodamãe e Vicente Faria. A maioria dos artistas apresentou obras de grande escala de pintura, fotografia e também de som e não faltou público para apreciar as obras. “Em cada uma das edições teremos um artista sonoro que será responsável pela banda sonora da mostra”, acrescentou o curador Carlos Pedro Tavares.
No sábado, 26 de novembro, houve espaço para apresentar o Atlas do Cine Clube das Caldas e trabalhos resultantes da Open Call da iniciativa. Em respostas vários autores enviaram curtas-metragens, uma animação e um trabalho fotográfico. João Pinto – finalista de Som e Imagem – optou por tirar fotos de várias pessoas, de colegas e amigos e depois colou os recortes, formando à mesma os seus rostos, de uma forma a causar estranheza. A autora Laura Tomás apresentou nesta mostra três telas inspiradas na Insónia, que é também o tema de uma curta-metragem que está a realizar no âmbito do seu curso, Som e Imagem, na ESAD.CR. Lara Tomás, que é de Leiria, está a pensar seguir para o mestrado de Artes Plásticas, também na ESAD.CR.
Segundo Guilherme Rocha, o próximo KABO vai continuar a ter um curador convidado e a apostar nas várias formas de arte.