Os alunos a apresentar os projectos realizados no âmbito da Fábrica da Criatividade (Foto Arquivo)

O programa educativo inspirado na promoção da criatividade e inovação nas escolas celebra uma década de actividade no concelho de Óbidos. Entre os projectos dinamizados estão o atelier criativo, o ÓbidosAnima, o Story Centre ou o My Machine

Em 2010, depois de uma visita a Reggio Emilia (Itália), uma “cidade envolta numa filosofia de educação mundialmente reconhecida, criaram-se as sinergias para conceber, em Óbidos, a sede da Fábrica da Criatividade”, recorda a chefe de divisão de Educação da autarquia, Ana Sofia Godinho.
Aquele programa educativo, que está a comemorar 10 anos de existência, tem por base a promoção da criatividade e inovação nas escolas, através da criação e dinamização de projectos, tais como o atelier, o Óbidos Anima, o Story Centre, o MyMachine, as oficinas itinerantes, ou a CASA.
O programa foi evoluindo ao longo dos anos, mas, de acordo com Ana Sofia Godinho, há pilares transversais aos diversos projectos, como é o caso da pedagogia centrada na criança, a importância das soft skills, o envolvimento da família e das parcerias e a criação de uma identidade própria.
Anualmente participam no programa da Fábrica da Criatividade os cerca de 1500 alunos do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos (dos vários níveis de ensino) bem como alunos e professores de outros agrupamentos de Portugal ou de outros países, através da dinamização de oficinas em Viseu, na Galiza, ou mesmo na Dinamarca.
Das visitas realizadas têm resultado novos contactos e convites para as Escolas D’Óbidos partilharem o seu percurso com outros profissionais de educação, como é exemplo o Centro de Formação de Portovello (Espanha) e a Universidade de Vigo ou a Universidade de Harvard, designadamente a equipa do Project Zero.
Além disso, este programa tem garantido a estas escola uma projecção internacional, através do desenvolvimento de redes e parcerias. Está conectado com mais de 20 países, de quatro continentes e Óbidos tem recebido pessoas do Brasil, Alemanha, Dinamarca, Itália, Espanha ou do Irão que procuram conhecer alguns dos projectos implementados.

STORY CENTRE NA CASA JOSÉ SARAMAGO

“A reacção nacional e internacional a este programa foi muito interessante”, salienta o presidente da Câmara, Humberto Marques.
O autarca destaca que um dos contactos “mais extraordinários” foi o do Irão, em que estabeleceram um contacto próximo de apoio à implantação de uma estratégia de educação criativa, ou do Brasil, em que receberam muitos profissionais para conhecerem as dinâmicas pedagógicas da Fábrica da Criatividade.
Uma década depois da sua implementação, será repensada a vertente on-line dos programas e a conservação do espólio que já possuem, estando, para isso, a estruturar o Story Centre no novo espaço da biblioteca municipal, que vai nascer na Casa José Saramago, situado no centro da vila.
“Será um espaço que servirá também como base desta estratégica educativa de Óbidos para o mundo”, explica Humberto Marques.
Também este ano, e resultado da pandemia, no final do ano lectivo (a 26 de Junho) a apresentação dos projectos dos alunos foi feita online, tendo decorrido durante todo o dia.

A GÉNESE DO PROGRAMA

A base pedagógica da Fábrica da Criatividade é de Loris Malaguzzi e toda a abordagem de Reggio Emilia. No entanto, a sua concepção, que assenta nas áreas da criatividade e inovação, tem subjacente teorias e pensamentos, de Vygostsky, Piaget, Sternberg, Carl Rogers, Bandura e Bruner, que “entendem que a aprendizagem deve ser um processo onde o conhecimento é gerado através da transformação da experiência e em que os contextos de aprendizagem, devem ser flexíveis e facilitadores, provocando novas experiências e como consequência novas aprendizagens”, refere o documento de apresentação.