Alcobaça adopta serviço de dinamização cultural e social on-line para as IPSS

0
70

A Câmara Municipal de Alcobaça arrancou, durante o mês de Junho, uma iniciativa de apoio às IPSS que “procura dar continuidade aos serviços de dinamização cultural das instituições sociais do concelho de Alcobaça com recurso a ferramentas de videoconferência”.

A autarquia prepara, também, a possibilidade de os utentes de serviços de apoio domiciliário e de lares poderem assistir e participar num conjunto de atividades lúdicas, culturais e de estímulo à atividade física através de tablets disponibilizados pelo Município às instituições de apoio social. “Deste modo, os utentes poderão participar nas atividades municipais de dinamização social e cultural da comunidade sénior e das IPSS, dando continuidade a todo um trabalho que vinha a ser desenvolvido ao longo dos últimos anos pela autarquia”, explica a Câmara Municipal.

Com esta disponibilização de equipamentos, criam-se as condições para a implementação de valências como a “comunicação entre utentes e respetivos familiares através de videoconferência, em contextos de celebração de épocas festivas, dias de aniversário, entre outras” ou a “realização de visitas guiadas a espaços de interesse cultural e social, transmitidas em direto por videoconferência”.

“Este serviço será implementado de forma progressiva, testando diferentes soluções de forma a poder colmatar as dificuldades de interação com estes grupos sociais, criadas pela pandemia. Apesar do confinamento imposto pelo atual contexto, o Município procura com esta iniciativa continuar a cumprir a sua responsabilidade a nível do fomento da coesão social e da mitigação de barreiras”, explica, em nota de imprensa, o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio.