Sem possibilidade de realizar a tradicional Feira de São Bernardo, a Câmara Municipal de Alcobaça não vai deixar passar em claro o dia do padroeiro e, por isso, organiza no próximo dia 20 de Agosto o Dia de S. Bernardo, que visa homenagear a figura maior da Ordem de Cister. Este ano, a memória do abade francês de Claraval vai ser celebrada ao som de rock’n’roll que é criado, nos dias que correm, em Alcobaça.
Assim, durante a tarde serão transmitidos através das plataformas on-line (Youtube, Facebook e Instagram) três concertos de bandas locais que já possuem projecção nacional: Churky, Plastic People e Stone Dead. As bandas vão actuar no Cine-teatro de Alcobaça João d’Oliva Monteiro.
Churky é o nome que dá vida e corpo às canções do compositor, guitarrista e cantor Diogo Rico Rodrigues. Com 13 anos, fundou a sua primeira banda e aos 15 já se dedicava à escrita de canções. Conta com dois discos e um EP lançados e foi o grande vencedor do edplivebands 2018. O músico já deu a conhecer a sua música nos palcos do NOS Alive, EDPcool Jazz (Portugal) e Madcool Festival (Espanha).
Os Plastic People são constitídos por João Gonçalo (voz), André Frutuoso (guitarra) e JT (sintetizadores, teclados, voz). Os três músicos de Alcobaça apresentam canções que oscilam entre o amor e o ódio, entre a luz e a escuridão, entre a luxúria e a decadência. Os Stone Dead são uma banda de rock n’roll que lançou um dos mais interessantes álbuns de 2017, o seu trabalho de estreia “Good Boys”.
Pela primeira vez em séculos, a Feira de São Bernardo não se vai realizar devido à pandemia de covid-19. No entanto, a autarquia alcobacense vai readaptar as tradicionais celebrações do feriado municipal, homenageando a figura de São Bernardo. “É nos momentos mais difíceis que temos de nos unir em torno do que é genuinamente nosso, honrando os nossos antepassados que fizeram ontem aquilo que somos hoje”, destacou o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio. Durante a manhã do dia 20 de Agosto, terão lugar as cerimónias oficiais com missa, desfile até à estátua de São Bernardo onde será deposta uma coroa de flores.