O CEERDL apoia pessoas com deficiência e incapacidade das Caldas, Óbidos, Cadaval e Bombarral e emprega uma centena de pessoas

O Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor (CEERDL) foi considerada uma das maiores cooperativas do ramo Solidariedade Social do país, segundo o ranking da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES). A entidade caldense, fundada em 1980, é a quinta maior deste sector a nível nacional

O Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor (CEERDL) está no top das maiores cooperativas do ramo Solidariedade Social. Aquela entidade caldense, fundada em 1980, emprega perto de uma centena de trabalhadores e possui um volume de negócios na ordem do 1,2 milhões de euros. O ranking é definido pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), decorrente da publicação do relatório “As 100 Maiores Cooperativas – 2018”.
O CEERDL, que ficou em quinto lugar a nível nacional, é a única entidade do distrito de Leiria nesta categoria, que apresenta na “liderança” a Cooperativa de Solidariedade Social João Paulo II (Braga). Seguem-se outras cooperativas ligadas à solidariedade social de Lisboa e Braga.
A instituição caldense está também “classificada” no que diz respeito aos subsídios à exploração. O CEERDL recebeu 2,3 milhões de euros para o desenvolvimento das respostas sociais que presta aos seus utentes. Neste item é também a única cooperativa do distrito. As três primeiras são de Lisboa e a quarta cooperativa possui sede em Setúbal.
Em termos estatísticos, em 2018 o CEERDL totalizou 1627 apoios, onde se contabilizaram 1094 serviços prestados à comunidade. No total, naquele ano em apreço, foram prestados pela instituição 406 serviços na área da lavandaria, 317 na restauração, 83 na floricultura, 149 na jardinagem e 139, em recursos terapêuticos.
Nas respostas sociais o centro apoiou directamente 281 pessoas – entre as quais quem sofre de incapacidade ou de deficiência – em várias respostas sociais, enquanto que na área da formação profissional tiveram 140 pessoas apoiadas. Na área educativa, o Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor chegou a 112 pessoas, oriundas dos concelhos das Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral e Cadaval.
O CEERDL é uma Cooperativa de Solidariedade Social e possui, desse modo, estatuto equiparável a Instituição Particular de Solidariedade Social.