Cardeal patriarca D. Manuel Clemente participou na cerimónia

O Centro Social Paroquial de Alfeizerão, pertencente à Paróquia de S. João Baptista de Alfeizerão, assinalou, na semana passada, meio século de existência. A instituição foi fundada em 16 de Julho de 1970 pelo padre Manuel Francisco Borges.
Devido à pandemia, o Centro Paroquial não pôde concretizar as comemorações dos 50 anos tal como previsto. No entanto, a data foi assinalada, no passado domingo, com uma missa presidida pelo cardeal patriarca, D. Manuel Clemente e concelebrada pelo pároco e presidente da direção da instituição, Gaetano Catalano, seguida da bênção da placa comemorativa na sede, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, e do presidente da Junta de Freguesia de Alfeizerão, Leonel Ribeiro.
Nos primeiros anos de actividade, o Centro Social Paroquial de Alfeizerão dedicou-se ao apoio aos jovens em idade escolar (1º ao 4º ano), na organização e orientação das Atividades dos Tempos Livres e no apoio à população activa, com programas de promoção do desenvolvimento social e cultural.
A creche abriu no ano lectivo 1988/1989. De 1990 a 1999 dispôs do Serviço de Apoio Domiciliário à 3ª idade. Em Janeiro de 2000 foi inaugurada pelo pároco da freguesia, padre António Gomes Marques, a sala para acolher crianças com idades entre os 4 meses e o berçário.
Em 2002, a entidade iniciou um processo para aquisição de um terreno destinado às novas instalações, processo este que só terminou em 2006 com escritura de compra e venda e com o lançamento da primeira pedra a ter lugar em Novembro de 2008.
Iniciada a construção em Junho de 2009, com o pároco Joaquim Vieira Gonçalves, o sonho acabou por concretizar-se no dia 1 de Setembro de 2010, com a abertura das novas instalações.
Continuando a apostar numa política de expansão e desenvolvimento, o Centro acalentou o sonho de construir uma Estrutura Residencial para Idosos e Centro de Dia, o que foi possível graças ao benemérito José Nazário, natural do Casal Pardo e residente nos Estados Unidos, que ofereceu o terreno e suportou a construção da 1ª fase. A Estrutura Residencial para Idosos, capaz de acolher 30 utentes, abriu a 1 de Junho de 2016.