CHO recebeu milhares de bens e equipamentos na pandemia

0
533

As ofertas feitas ao Centro Hospitalar do Oeste ascendem a dezenas de milhar de bens e equipamentos, por parte de empresas e cidadãos, aos hospitais e profissionais de saúde que estavam na linha da frente durante o período mais crítico da pandemia

Durante este período de pandemia, dezenas de entidades públicas, empresas e cidadãos solidários fizeram dádivas aos hospitais e seus profissionais que estiveram na linha da frente na ajuda à população.
De acordo com dados divulgados pelo Centro Hospitalar do Oeste (CHO) à Gazeta das Caldas, a entidade recebeu nestes últimos meses cerca de 60 mil unidades de Equipamentos de Protecção Individual (EPI), como foi o caso de máscaras, viseiras, máscaras, luvas, e fatos em TNT.
Ao hospital das Caldas chegaram mais de um milhar de bens confecionados por várias costureiras voluntárias que integraram o #movimento juntos e garantiram a existência de material aos profissionais de saúde, numa altura em que este material ainda escasseava.
Também o IPL, em conjunto com outras entidades da região, ofereceu mais de um milhar de viseiras. Quiseram ajudar numa altura em que se verificava “falta de material de protecção, em especial para profissionais de saúde que estão em constante contacto com doentes infectados, pondo os nossos conhecimentos e investigação ao serviço da sociedade”, referiu Rui Pedrosa.
O CHO recebeu também 56 unidades de equipamentos informáticos, de informação e comunicação e 36 unidades de equipamentos médicos. Entre elas encontra-se a dádiva de oito monitores cardíacos para o hospital das Caldas. Do conjunto de donativos fazem ainda parte 15 unidades de mobiliário e cerca de 15 mil unidades de bens alimentares.
O conselho de administração, presidido por Elsa Baião, já fez um agradecimento público a todos quanto ajudaram, destacando que “a solidariedade e a generosidade dos vários quadrantes da comunidade em que nos inserimos dá-nos coragem e impulsiona ainda mais a nossa motivação”.

CHL LANÇA “OPERAÇÃO OBRIGADO”

Por seu lado, o Centro Hospitalar de Leiria (CHL) recebeu, durante a fase mais crítica de combate à pandemia da covid-19, três ventiladores, cerca de 40 mil equipamentos de proteção individual (fatos de protecção, máscaras, viseiras e luvas). Foram também fornecidas 1.400 refeições aos seus profissionais e oferecidos seis equipamentos informáticos, 40 equipamentos médicos, como monitores e ventiladores, e mais de 1.200 produtos de higiene.
Foi igualmente disponibilizado aos profissionais, por várias entidades e particulares, alojamento e transporte gratuito, e recebido um montante de 800 mil euros, que foi aplicado em diversos tipos de equipamentos e produtos relacionados com a prevenção e combate da pandemia.
Este centro hospitalar acaba de lançar a “Operação Obrigado”, com o intuito de agradecer à comunidade o apoio prestado à Instituição e a todos os seus profissionais durante a fase mais aguda do combate à pandemia.
Este reconhecimento público estará presente nos jornais da região de Leiria, nos roll ups colocados nas entradas principais e nas consultas externas do Hospital de Santo André, do Hospital Distrital de Pombal e do Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira. Também nas redes sociais será publicado um vídeo protagonizado pelos profissionais do CHL, com a mensagem “COVID-19 | Operação Obrigado: O CHL agradece à comunidade”.