Colectivo Osso promove projecto Eira em S. Gregório

0
399

O colectivo Osso, que funciona em S. Gregório, está a promover o projecto Eira, que se constitui como uma plataforma rádio para residências artísticas. Esta plataforma distribui-se pelo FM (101.0 MHz) na aldeia de S. Gregório, que pertence ao concelho caldense, e também pela internet (www.osso.pt).
A iniciativa tem como propósito o acolhimento a residências de criação, formação e programação que tenham por base o contexto radiofónico e as suas mutações contemporâneas. A vocação deste projecto, segundo nota do colectivo Osso “é laboratorial, experimental e de envolvimento comunitário, dando continuidade aos processos de pensamento e crítica sobre Território que o colectivo Osso tem desenvolvido”.
Este projecto será distribuído até ao final de 2020. O primeiro período terminará a 12 de Julho e os outros dois terão lugar entre Outubro e Dezembro.
O EIRA centra-se num projecto de rádio temporário. Entre as 19h00 e as 23h00 serão emitidas as peças sonoras criadas pelos artistas residentes que poderá ser escutada na aldeia e arredores. A programação incluirá oficinas e projectos radiofónicos de artistas que haviam sido convidados para residências de criação e formação no Osso. Inclui música ao vivo e conversas com os artistas residentes bem como com pessoas da aldeia e da região.
Catarina Botelho, Francisca Aires Mateus, elementos do Grémio Caldense, do Lobo Mau, Madalena Matoso, Osso Colectivo e Pedro Tropa serão os primeiros artistas em residência naquela aldeia caldense. São parceiros na Eira a União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e S. Gregório, assim como o Centro Social local, o São Gregório Ginásio Clube, a Escola Básica de São Gregório e a Rádio Zero.