Na Foz do Arelho pode apreciar o pôr-do-sol num miradouro diferente a cada dia da semana

Gazeta das Caldas dá-lhe nesta edição a conhecer a primeira de uma série de sugestões de actividades, locais para visitar e experiências a vivenciar nesta região do Oeste. Esta semana a sugestão são dez miradouros próximos de si. Alguns certamente já conhece e visitou, mas há sempre algo de novo a descobrir, numa região onde a diversidade é a chave. Existem vistas para o Oceano Atlântico, para a baía de São Martinho do Porto ou para a Lagoa de Óbidos, mas também paisagens mais bucólicas, em serras, no Bombarral e Cadaval

1 Miradouro da Foz do Arelho

Logo à chegada à Foz do Arelho, na chamada rotunda da Green Hill (onde se localizava a antiga discoteca) existe um miradouro que permite vistas deslumbrantes sobre o Oceano Atlântico e a Lagoa de Óbidos. Mas esse é apenas o ponto de partida de uma rota de sete miradouros distribuídos ao longo dos passadiços desenhados pela arquitecta e música, Nádia Schilling. Sugestão: a cada dia da semana um pôr-do-sol num miradouro diferente.

2 Miradouro do Castelo

Óbidos é um dos concelhos mais turísticos e não é difícil perceber o porquê. É uma viagem ao antigamente, com as comodidades dos dias de hoje. As ruas estreitas, com as casas típicas são fotografadas milhares de vezes por ano porque têm um traço arquitectónico característico. E que tal uma vista de cima da vila, que destaque as casas e as muralhas e que permita perceber no horizonte a localização privilegiada desta fortificação? Numa vila que toda ela é motivo de retrato, não se torna fácil sugerir um sítio para ver as vistas, mas a subida até ao Miradouro do Castelo vale a pena, não só pela bonita paisagem, como também pelo caminho até lá chegar.

3 Miradouro da Cruz Salvé da Rainha

Este miradouro localiza-se na Serra de Montejunto, um ponto importante para todos aqueles que gostam de natureza. Subir a serra é desafiante, mas é um mergulho num lado mais selvagem e intocado desta região. A vista é indescritível naquele que é o ponto mais alto do Oeste. Também neste miradouro toda a viagem vale a pena e, se for com tempo, aproveite aquilo que de melhor a serra tem para lhe oferecer. Além da paisagem, pode aproveitar para conhecer a Real Fábrica de Gelo e o centro interpretativo, para degustar os sabores serranos ou para uma caminhada.

4 Miradouro  do Suberco no Sítio da Nazaré

O Miradouro do Suberco, no Sítio da Nazaré, é um dos locais mais icónicos do Oeste e, a uma altura de 110 metros, a vista que promove é inesquecível. Além da praia e do mar, é possível admirar a vila e as povoações mais próximas, mas também a Serra dos Candeeiros. Em dias com boa visibilidade é até possível avistar deste ponto as Berlengas. Mas já que veio até aqui, aproveite para contemplar também o icónico forte de São Miguel Arcanjo, na extremidade do promontório.

5 Miradouro da Serra do Picoto

E que tal uma junção de natureza com história de Portugal? Aproveite um dia em família e visite o Miradouro da Serra do Picoto (Bombarral). O local foi eternizado na memória com um cruzeiro que assinala as lutas contra o exército de Napoleão. A vista panorâmica é de perder o fôlego.

6 Miradouro do Largo José Bento da Silva

Uma das melhores vistas sobre a baía em forma de concha de São Martinho do Porto é mesmo no Miradouro do Largo José Bento da Silva. Com bancos, este é um local agradável para estar e tem acesso directo ao ascensor do Outeiro, que permite chegar sem esforço à praia. É um bom local para a fotografia e para ver o pôr-do-sol (ou ambos). Ainda assim, não podíamos deixar de referir os miradouros do Cruzeiro, do Farol e do Facho, todos eles com vistas magníficas para a baía, para o Oceano Atlântico e para a vila.

7 Miradouro de Salir do Porto

Em Salir do Porto também existe um miradouro com uma vista sobre a baía de São Martinho do Porto e sobre o vale, que outrora foi uma lagoa que chegava a Alfeizerão. O local tem o Cruzeiro de Santo António (que dá nome à capela logo abaixo). Nas Caldas existe também um miradouro em São Domingos (Salir de Matos), junto à ermida com o mesmo nome. Também num meio rural, em Santa Catarina, existe um miradouro que permite uma vista sobre toda a aldeia.

8 Miradouro do Cabo Carvoeiro

O Miradouro do Cabo Carvoeiro é icónico e um ponto de visita obrigatório para quem vai a Peniche. Situa-se na extremidade ocidental da península e permite uma vista sobre o oceano, com as Berlengas como pano de fundo. Deste ponto também se pode apreciar a Nau dos Corvos, uma formação rochosa que faz lembrar uma nau e que é frequentemente visitada por corvos marinhos. Inspire-se a ler o poema de Ruy Belo inspirado nesta rocha.

9 Miradouro da Cruz dos Remédios

Peniche é já de si, um miradouro para o Oceano Atlântico e qualquer sítio é bom para parar e apreciar a paisagem, pelo que se torna difícil escolher. Este miradouro permite vistas para o mar e para as Berlengas.

10 Miradouro de Santo Antão

O Monte de Santo Antão, em Óbidos, é famoso pela romaria anual que se realiza junto à ermida, mas é também um ponto privilegiado para observar o castelo da vila medieval e os campos de cultivo ao redor. Também em Óbidos, no chamado Miradouro do Jogo da Bola, poderá ver uma panorâmica da vila de um lado da muralha e o pôr-do-sol do outro.