Pianista Helder Bruno actua amanhã no Centro Cultural

0
332

Amanhã, sábado, dia 20 de Junho, pelas 21h30, o pianista Helder Bruno apresentará no CCC o espectáculo “Transmutação”. Esta actuação marca o regresso do centro cultural aos concertos, após o período ode confinamento.
O compositor, pianista e musicólogo) apresentará um concerto no qual revisita alguns dos temas do primeiro álbum (A Presença, serena e terna, 2018) e novas peças que serão incluídas no seu segundo álbum.
O novo trabalho, que se encontra em produção, sairá sob o título “Sob um céu de água/Water sky (under a)”. Inspirado no fenómeno ilusório que consiste em percepcionar o céu como a continuação da própria água (mar, lago ou rio), as composições abordam temáticas diversas, da mitologia relacionada com a água até às vivências do quotidiano, passando pela relação do ser humano com o mar: homens, mulheres, a pesca, a sobrevivência, a vida, a morte, a superação.
Entre o símbolo e o significado, a metáfora e o real, procura-se a elaboração imagética de uma paisagem em que o céu é uma imensa massa de água que envolve uma bolha de vida, em que tudo o que existe e se conhece está sob um imenso mar. Entre um e outro álbum, dois universos distintos, Hélder Bruno concebeu o concerto “Transmutação”, inspirado no poema de João José Cochofel, que integra a obra publicada em 1950, “Os dias íntimos”. O bilhete custa 7,5 euros e o ingresso duplo, 10 euros.