Porto de Pesca da Nazaré melhora eficiência energética

0
491

A Docapesca anunciou a conclusão da empreitada de melhoria da eficiência energética do Porto de Pesca da Nazaré, que resultou na mudança da iluminação para sistema LED, pelo valor de 94.700 euros. Aquele investimento foi co-financiado pelo programa operacional Mar 2020.
Segundo a empresa, esta medida integra o projecto do Porto Sustentável da Nazaré que a Docapesca está a desenvolver e permitirá obter uma “poupança nos custos com energia” naquela infra-estrutura portuária, através da redução da potência instalada de 50.820 W para 19.654 W e a “consequente diminuição do consumo”.
Os trabalhos contemplaram a substituição de 156 luminárias em colunas de iluminação e nas fachadas dos edifícios e de 11 projectores nas torres de iluminação de 20 metros e ainda a montagem de colunas de iluminação (em 18 luminárias) nas duas pontes cais de descarga de pescado daquele Porto de Abrigo, inaugurado no início da década de 1980.
O Conselho de Administração da Docapesca – Portos e Lotas, SA é presidido pela nazarena Teresa Coelho, a qual, em recente entrevista à Gazeta das Caldas, revelou que a empresa tinha em curso o processo de certificação daquela lota no âmbito da ISO22000, num processo que “deverá estar finalizado este ano”.
A dirigente revelou, ainda, que em relação à certificação da lota de Peniche, a Docapesca estava a trabalhar para “que esteja certificada no prazo máximo de dois anos”. Naquele porto de pesca “é mais difícil fazer os circuitos, porque devido à diversidade [de espécies] há muitas caixas a transitar na lota”, notou Teresa Coelho.

campanha incentiva pescado local

Entretanto, a Docapesca lançou uma campanha que apela ao consumo de pescado local, que consiste na etiqueta CCL, comprovativo de compra em lota que já se encontra nas bancas de pescado dos mercados municipais e grandes superfícies comerciais nacionais.
Aquele selo identifica o pescado transaccionado em lota, garantindo ao consumidor que está a adquirir pescado selvagem pescado em águas nacionais.
Para a Câmara Municipal da Nazaré, a campanha “surge como mais uma medida” da Docapesca no sentido da “promoção de aumento dos rendimentos” do sector das pescas, “fortemente afetado pela crise” pandémica causada pelo novo coronavírus.