É em A-dos-Francos que iniciamos este périplo da Gazeta das Freguesias, num território carregado de história e com muito por conhecer. E que tal começar por conhecer as razões do nome da sede de freguesia?
A localidade terá sido fundada no século IX, mas não existem dados objectivos que o permitam afirmar, embora seja consensual que o território foi oferecido aos franceses, embora sem data determinada: poderá ter sido doada por D. Afonso Henriques como recompensa pela colaboração dos gauleses na conquista de Lisboa aos mouros.
Segundo descreve o autor António Marques, no livro “A-dos-Francos, uma terra que nasceu na aurora dos tempos”, este território remonta ao tempo das invasões dos primeiros povos bárbaros de origem germânica, “os chamados francos”.
A primeira freguesia de A-dos-Francos integrava parte da actual freguesia do Landal e recebeu grande impulso económico pela mão de Arthur Peixoto Ferreira de Landal, filho do Visconde de Landal, no final do século XVIII e início do século XIX. Até 1895 fez parte do concelho de Óbidos, até passar a integrar o concelho de Caldas da Rainha.
A importância de A-dos-Francos pode ser confirmada, também, pelo facto de a localidade ter tido uma das 23 mala-postas do país. Construída entre 1855 e 1856, a estação da Mala-Posta dos Carreiros serviu para inaugurar uma fase dos transportes de correio e passageiros, que faziam o percurso entre Lisboa e Porto de cavalo, e que ali podiam pernoitar. No século XIX, a ligação entre as cidades chegava a demorar 34 horas e com o surgimento do caminho-de-ferro, em 1864, a Mala-Posta passou a entrar em desuso, até ser abandonada.
Com um território banhado por vários ribeiros e, sobretudo, pelo rio Arnóia, os terrenos tornaram-se férteis para a agricultura, principal actividade económica durante muitos séculos e, ainda, hoje muito importante no tecido económico, nomeadamente no que diz respeito à produção de pêra rocha, mas também, mais recentemente, ao vinho.
Os padroeiros da freguesia são Nossa Senhora da Graça e S. Silvestre.
Em A-dos-Francos merece uma visita a Fonte do Carvalho, com lavadouro público, uma recuperação de uma antiga mina, mas não faltam pontos de interesse, sobretudo para quem busca lugares bucólicos.
Ao nível cultural, a Sociedade Instrução Musical, Cultura e Recreio A-dos-Francos é uma referência. Fundada em 1906 tem formado inúmeros talentos.
Nas últimas décadas, a freguesia afirmou-se, ainda, no desporto, dispondo de uma equipa de futebol feminino na 1ª Divisão. Mulheres valentes não faltam por estes lados.

 

Descrição da freguesia  de A-dos-Francos

LUGARES
Casal da Pedra, Broeiras, Casal Sobreiro, Vila Verde de Matos, Salgueirinha, Carreiros, Casais de Santa Helena, A dos Francos, Casais Paraventa, Casal da Mata Velha, Casal Vale Covo, Casal da Palmeira, Casal Pinheiro, Casal das Sesmarias, Casais da Bica, Casais Gaiolas, Casais da Aramenha, Santa Susana e Casal das Cheiras

Pontos de Interesse
Monumentos: Igreja Paroquial de São Silvestre, Capela de Santa Helena, Fonte do Carvalho e Estação da Mala-Posta dos Carreiros
Equipamentos públicos: Extensão de Saúde, Farmácia, Casa do Povo (lar e centro de dia), Casa de Repouso Santo António (lar de idosos) Jardim de Infância de A-dos-Francos, Piscina, Posto de Correios, Parque de Eventos Justino Sobreiro e cemitério

Equipamentos de ensino: Jardim de Infância de Santa Suzana, EB1 de A-dos-Francos, EB1 de Santa Suzana e Colégio Frei Cristovão (2º e 3º ciclos)
Associações: Sociedade de Instrução Musical Cultura e Recreio de A-dos-Francos, Associação Cultural e Recreativa dos Carreiros, Grupo Desportivo e Cultural de A-dos-Francos, Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Vila Verde de Matos, Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Santa Helena e Casa do Povo de A-dos-Francos

Datas festivas
12 de Junho: elevação a vila, o que ocorreu em 2009

Principais Actividades económicas
Agricultura, fruticultura, vinho, construção, mobiliário e carpintaria

Segredos
Escondidos Um Rossio no centro da freguesia


Qualquer curta ou longa visita a A-dos-Francos não ficará devidamente completa sem um passeio num belo recanto da vila: o Jardim Público do Rossio.
Este espaço público situado mesmo no centro da localidade, está a cargo da Junta de Freguesia de A-dos-Francos e foi inaugurado a 21 de Janeiro de 2001, pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha.
Por ser um verdadeiro ponto de encontro dos fregueses, é palco de iniciativas, com a recente celebração da elevação de A-dos-Francos a vila.