Universidade Sénior da Nazaré fechou ano lectivo com festa pelas redes sociais

0
390

A Universidade Sénior da Nazaré encerrou o ano lectivo 2019-2020 com a habitual sessão comemorativa, só que desta feita, e tendo em conta o cenário de pandemia, através da internet, e não numa festa de convívio entre dirigentes, corpo docente e alunos. 

 A funcionar há 12 anos, e com um crescimento ano após ano, a universidade funciona na antiga escola primária do Bairro dos Pescadores, sendo apoiada por três polos (Valado dos Frades, Fanhais e Famalicão), “para promover igual oportunidade de acesso aos seniores de todo o concelho”, explicou a Câmara da Nazaré em comunicado. 

“O ano lectivo que encerrou contou com 458 alunos inscritos, divididos por 74 turmas, e uma oferta formativa composta por 28 disciplinas conduzidas por 49 professores”, acrescentou a autarquia, referindo que “num ano atípico, apanhado a meio pela pandemia da Covid-19, realizaram-se 125 aulas online, proporcionando as actividades regulares e o acompanhamento diário da comunidade, mesmo à distância, diminuindo o distanciamento e esbatendo as consequências do isolamento social imposto pelo vírus”. 

Filipa Lopes, coordenadora do projecto agradeceu o “empenho de todos no sucesso desta aposta no envelhecimento activo”. A mesma explicou ainda que “o envelhecimento tornou-se numa conquista e num grande desafio” e que “é preciso pensar no futuro, ou seja, na forma de melhor servirmos todos os que se dirigirem a este projecto”.   

A autarquia informou ainda que “o novo ano lectivo começou já a ser preparado” e que “as aulas serão retomadas no início de Outubro”, sendo que “o regime de frequência das disciplinas está dependente da evolução da actual pandemia”.