O novo presidente da Federação Distrital de Leiria está empenhado em reforçar a posição do PS no distrito

O autarca da Nazaré é foi eleito presidente da Federação Distrital de Leiria do PS, tendo ganho o acto eleitoral interno na passada sexta-feira, com 61% dos votos, derrotando o advogado leiriense José Pereira dos Santos. O principal objectivo para este mandato da estrutura distrital dos socialistas é a preparação das próximas autárquicas com vista a vencer “o máximo” de câmaras em 2021, num trabalho de proximidade com as concelhias e estruturas locais. Por outro lado, Isabel Borges mantém-se nas Mulheres Socialistas

Walter Chicharro, que já tinha assumido interinamente a liderança da estrutura distrital com a saída de António Sales para o governo, foi agora eleito presidente da Federação Distrital de Leiria do PS, com 61% dos votos dos militantes socialistas, contra 39% do seu opositor, o advogado José Pereira dos Santos.
As eleições decorreram na noite de 17 de Julho e, logo após os resultados, Walter Chicharro apontou como principal objectivo vencer as autárquicas de 2021.
“É uma altura de ajudar as concelhias, com proximidade, a resolver a questão das escolhas e a preparar as campanhas”, disse, acrescentando que no próximo ano o “melhor resultado” para os socialistas no distrito passa por “ganhar o máximo de câmaras, juntas e mandatos”.
O agora novo presidente da distrital ainda está a criar a equipa de trabalho, mas conta estar, “a breve prazo”, junto das estruturas concelhias a tratar do processo autárquico, explicou à Gazeta das Caldas.
Paralelamente à questão das autárquicas, o também presidente da Câmara da Nazaré elenca como prioridades do seu mandato a necessidade de recuperação de estradas, como é o caso do IC8 e IC11, e de investimento na ferrovia, com a electrificação da Linha do Oeste em toda a sua extensão.
Também a pesca e a agricultura são matérias que quer começar a trabalhar em conjunto com as concelhias.
O socialista, que recuperou uma Câmara emblemática para o PS em 2013 após duas décadas do PSD no poder, garante que não irão “ficar à espera de ganhar eleições autárquicas para pensar nesses assuntos”, que são “prementes e que devem ter desde já o tratamento em conjunto com as concelhias ou as estruturas locais do PS no sentido de garantir o maior número de passos possíveis para que sejam uma realidade”.

novo HOSPITAL NO OESTE É UMA PRIORIDADE

Também a defesa de um hospital do Oeste é uma prioridade para o dirigente socialista.
De acordo com o novo presidente, a federação distrital “tomará sempre o papel de defensor das temáticas que são importantes para as concelhias” e, neste caso particular, a criação de condições ao nível dos cuidados hospitalares para o sul do distrito de Leiria, “é determinante”. Walter Chicharro manifesta também a preocupação com a eventual falta de médicos em alguns concelhos e de condições físicas dos centros de saúde.
Tendo em conta que o seu antecessor é actualmente o secretário de Estado da Saúde, o autarca acredita que “tenha sempre a porta aberta para apresentar as necessidades do distrito, no sentido de ajudar a resolvê-las”.
De resto, o autarca da Nazaré sublinha que essa “linha directa” com a tutela já existe, recordado que quando esteve como vice-presidente da federação chegou a fazer a ligação, sobretudo do ponto de vista administrativo, entre o secretário de Estado e os concelhos do distrito de Leiria, para ajudar na resolução das necessidades.
Desde a passada sexta-feira, quando soube os resultados Walter Chicharro passou a ser “não o representante dos socialistas que votaram em mim, mas de todo o distrito”, num discurso de apelo à união interna.
“Pretendo colocar toda a gente do mesmo lado da barricada”, disse, defendendo que todos são poucos para o projecto de vencer as eleições. O novo líder da distrital pretende que os socialistas percebam que têm a federação “ao seu lado nas suas lutas diárias, sejam elas ganhar as eleições autárquicas, sejam elas lutar pela concretização de projectos e obras”.

ISABEL BORGES RECONDUZIDA À FRENTE DAS MULHERES SOCIALISTAS

Entretanto, também na passada sexta-feira, houve eleições para a presidência da Federação Distrital de Leiria das Mulheres Socialistas, que resultou na reconduçãode Isabel Borges no cargo.
Sob o lema Renovar a Mudança, a dirigente socialista pretende promover um “projecto transformador, dinâmico e assertivo” que coloque a promoção dos Direitos Humanos, a igualdade de oportunidades, o desenvolvimento sustentável e a integridade no centro da ação política, no distrito de Leiria.