Gazeta das Caldas inicia ciclo de entrevistas aos candidatos autárquicos em Caldas e Óbidos

0
726

Arranque da cobertura eleitoral autárquica marcado pela realização de entrevistas a todos os candidatos às Câmaras das Caldas e Óbidos. Iniciativa resulta de parceria com a 91FM

A Gazeta das Caldas inicia, na próxima semana, o ciclo de entrevistas aos candidatos às Câmaras das Caldas da Rainha e Óbidos, em parceria com a rádio 91FM.
Na sequência de um sorteio, António Barros, candidato da CDU nas Caldas, será o primeiro candidato a ser entrevistado. A entrevista será publicada na próxima edição da Gazeta, de 1 de julho, e será emitida na 91FM na sexta-feira, 2 de julho, sendo disponibilizada nas redes sociais do jornal e da rádio durante o fim de semana.
Na semana seguinte, e também na sequência de sorteio, Filipe Daniel, cabeça de lista do PSD, será o primeiro candidato à Câmara de Óbidos a ser entrevistado, repetindo-se as datas de emissão na rádio e nas redes sociais.
Até ao momento, são conhecidas 13 candidaturas nos dois concelhos.
Com a data de realização das eleições autárquicas prevista para 26 de setembro, este ciclo de entrevistas culminará a 9 de setembro, com a publicação de duas entrevistas, por forma a que, aquando da realização dos debates, já todos os candidatos tenham sido entrevistados. Em Óbidos o debate está previsto para 9 de setembro e nas Caldas acontecerá a 16. Este calendário será alvo de atualização, caso, obviamente, se venham a conhecer outras listas candidatas naqueles dois concelhos ou se as eleições forem marcadas para uma data posterior.
Os leitores da Gazeta e ouvintes da 91FM que pretendam colocar questões concretas aos candidatos são convidados a fazê-lo, devendo enviar as respetivas perguntas para o seguinte endereço de correio eletrónico: autarquicasgazetadascaldas.pt.

Recorde de candidaturas
As eleições autárquicas de 2021 prometem ser muito disputadas nos vários concelhos da região e, mesmo que não surjam mais candidaturas, em Caldas da Rainha e Óbidos já se bateu um recorde, dado que nunca houve tantos candidatos autárquicos naqueles dois municípios.
Em Caldas da Rainha, onde o PSD reina desde 1985, já foram anunciadas sete candidatos, , superando o registo de seis candidatos em 2013.
Além da recandidatura de Fernando Tinta Ferreira, também o PS volta a repetir o cabeça de lista, com Luís Miguel Patacho.
Quem também vai a votos, mas a um cargo bem distinto, é Vítor Marques, o presidente da União de Freguesias de Caldas – Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, que se decidiu abalançar à Câmara com o movimento Vamos Mudar. Esta será a segunda vez que um movimento independente concorre no concelho, depois de, em 2013, o Movimento Cívico “Viver o concelho” não ter ido além dos 8,81%,
Quanto ao CDS, o único partido a conseguir quebrar a hegemonia social-democrata nas Caldas, em 1982, concorre, desta feita, em coligação com outros partidos. Paulo Pessoa de Carvalho é o candidato do Caldas Mais Rainha.
CDU e BE vão a votos com António Barros e Carlos Ubaldo, dois estreantes nestas andanças, tal como sucede com Edmundo Carvalho, candidato pelo Chega, partido que vai a votos pela primeira nas Caldas.
Em Óbidos, a saída de cena de Humberto Marques (PSD) faz iniciar um novo ciclo político num concelho que os social-democratas ganharam ao PS em 2001 para não mais perder. Filipe Daniel é a aposta do PSD para manter o poder, enquanto o PS acredita que Paulo Gonçalves, que integrou a lista derrotada de Vítor Rodrigues, há quatro anos, é o homem certo para fazer regressar os socialistas aos Paços do Concelho.
O Bloco de Esquerda renovou a aposta autárquica em João Paulo Cardoso, mas, no que diz respeito a “repetentes” em eleições, há quem protagonize outras movimentações. É o caso de Carlos Pinto Machado, que concorre pelo Movimento Partido da Terra, depois de ter sido cabeça de lista do CDS em 2013 e 2017. E, também, o de Sabino Félix, que integrou a lista do PS há quatro anos, foi vereador, e, desta feita, avança como cabeça de lista do Chega.
Já a CDU vai a votos com um estreante: Luizinho Leal.
Óbidos também já quebrou um recorde de candidaturas: são conhecidas seis, quando o máximo de candidatos foi fixado em 2017: cinco.