Hermínio Rodrigues pretende prolongar ciclo do PSD em Alcobaça

0
810

Social-democratas vão a votos com projeto assente em três vetores: felicidade, território e economia

Hermínio Rodrigues pretende prolongar o ciclo de 24 anos de poder do PSD em Alcobaça, período durante o qual exerceu funções como vereador: nos primeiros 12 anos ao lado de José Gonçalves Sapinho e os 12 anos seguintes com Paulo Inácio. Na apresentação da candidatura, o cabeça de lista apontou as prioridades para o mandato, que passam por três eixos: felicidade, território e economia.
Assegurar “a coesão territorial” num concelho hoje tão disperso e com vários núcleos fortes é uma das prioridades do candidato, que fez saber que pretende criar “uma ciclovia e percurso pedonal que uma as freguesias do concelho, para valorizar o território dos antigos coutos cistercienses”.
No que diz respeito à atividade económica, que considera “o grande pilar” do concelho, o social-democrata ambiciona criar o Gabinete Empresarial, “para apoiar de forma próxima as empresas, através de plataformas digitais”, criar uma marca institucional do concelho “para os produtos das empresas” e “valorizar marcas territoriais como a maçã de Alcobaça, a cerâmica, a cutelaria, entre tantas outras”.
Numa sessão marcada por contratempos, com a falta de energia a interromper os trabalhos e até o vento a levar uma das folhas do discurso do candidato, Hermínio Rodrigues abordou, ainda, o tema da felicidade.

PSD deixa cair bandeira do ensino superior; aposta é num campus de investigação

“Para termos uma sociedade mais feliz, temos de ter uma educação de excelência, desde o pré-escolar até ao ensino secundário, dando continuidade à recuperação do parque escolar, para que todas as crianças e jovens tenham as mesmas oportunidades”, frisou o vice-presidente da Câmara de Alcobaça e antigo líder local do PSD, que deixou cair, em definitivo, o tema do ensino superior no concelho e apontou a alternativa: “criar um campus de investigação e de experimentação nas áreas agrícola, gastronómica e tecnológica, de forma a ligar as instituições de ensino e de investigação já existentes.”

Candidatos às Juntas
Entretanto, o PSD/Alcobaça anunciou os nomes dos candidatos às Juntas de Freguesia. A lista inclui as recandidaturas de Leonel Ribeiro (Alfeizerão), Maria de Lurdes Pedro (Benedita), Jorge Honório (Turquel), Valter Ribeiro (União de Freguesias de Pataias e Martingança) e Paulo Eusébio (Cela), enquanto Joaquim Pego, que há quatro anos perdeu Évora para o socialista Fernando Azeitona, volta à liça. Nuno Vieira também se volta a candidatar em São Martinho do Porto, autarquia conquistada por Joaquim Clérigo (Força Viva), que sai por limitação de mandatos. José Rafael (União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria) e Pedro Pombo (Vimeiro) são novidades. ■