Rui Alexandre avança em Alcobaça com vários apoios

0
599

Ex-líder local do PS prepara lista de independentes. Conta com apoio de partidos, entre os quais o BE

Rui Alexandre deve formalizar, nos próximos dias, a candidatura à câmara de Alcobaça nas próximas eleições autárquicas, faltando apenas definir detalhes para a apresentação da candidatura.
Depois de abandonar a liderança do PS/Alcobaça num processo envolto em polémica, o ainda deputado municipal tem vindo a reunir apoios, procurando dar continuidade ao trabalho que tinha vindo a desenvolver com o intuito de ser o cabeça de lista do PS.
A candidatura independente de Rui Alexandre vai contar com o apoio de vários partidos, entre os quais o BE, que, pela primeira vez desde 2005, não deve ir a votos no concelho. Mas há mais partidos que se podem associar a este movimento.
Esta será a segunda vez na história da política autárquica de Alcobaça que uma lista de independentes se apresenta a votos.
Em 2009, José Carvalho Pedrosa era líder da Comissão Política Concelhia de Alcobaça do PS, quando se demitiu do partido, na sequência de forte convulsão interna no processo de escolha dos candidatos, que redundou na indigitação de José Acácio Barbosa como cabeça de lista.
O médico decidiu, então, concorrer à câmara, liderando Movimento Cívico Independente de Alcobaça. Todavia, aquela candidatura não foi além dos 1.992 votos (6,68%), ficando muito aquém da eleição para o executivo municipal. E a candidatura à Assembleia Municipal, com o MPT, também ficou longe de garantir lugares naquele órgão.
Doze anos depois, o cenário pode repetir-se, dado que o presidente do PS/Alcobaça também saiu em litígio com a forma como foi feita a escolha de Carlos Guerra como cabeça de lista e, por isso, avançará com uma lista de independentes.
Em Alcobaça, já são oficiais as candidaturas de Hermínio Rodrigues (PSD), Carlos Guerra (PS), António Vieira (CDS/PP) e Clementina Henriques (CDU), admitindo-se que Chega! e Iniciativa Liberal se apresentem a votos. ■