Escola Técnica Empresarial do Oeste

0
330

Decorreu no dia dos namorados, “Dia de St. Valentim”, na Rua das Montras uma iniciativa desenvolvida pelos alunos finalistas do Curso Profissional de Técnico de Gestão ligada ao  Projeto de Empreendedorismo EMPRE promovido pela AIRO.
A iniciativa consistiu numa feira de produtos produzidos pela empresa fictícia designada Arts Friends criada pelos jovens alunos tendo sido comercializado um conjunto de produtos à base de materiais reciclados tais como caixas personalizadas, marcadores de livros, cachecóis, mantas, pregadeiras e porta-chaves.
Este projeto procura trabalhar características empreendedoras de uma forma divertida, prática e em equipa, ligando a teoria à prática. Através da criação de uma empresa, os alunos desenvolvem características que serão muito importantes para o futuro, enquanto pessoas e trabalhadores, quer seja numa empresa ou por conta própria, tais como: aceitar e gerir o risco, ambição, autoconfiança, motivação e entusiasmo, trabalho de equipa, controlo, criatividade, decisão e responsabilidade, determinação, flexibilidade, liderança, otimismo e persistência.
Com esta iniciativa, procurou-se conjugar a teoria à prática motivando-se os jovens para os conteúdos da Gestão e Contabilidade, tornando assim o ensino e a aprendizagem mais aliciante.
Assumindo uma importância crescente a temática do empreendedorismo nas Escolas, decorreu na Escola Técnica Empresarial do Oeste assume uma importância cada vez maior, tanto a nível individual como organizacional; A nível individual, porque o empreendedorismo é uma via eficaz para a auto-realização e felicidade; a nível organizacional, porque as empresas precisam de uma cultura de empreendedorismo para sobreviver num mundo em constante mudança e desenvolvimento. Desta forma o ensino e a aprendizagem têm relevância na disseminação desta temática, juntamente com o desenvolvimento de iniciativas que tornem o tema e os conteúdos lecionados mais atrativos e aliciantes para os alunos. Atendendo a este facto as Disciplinas de Gestão e Contabilidade e Fiscalidade sempre que oportuno procuram desenvolver e inserir-se em iniciativas deste género, nomeadamente no ano letivo 2011/2012 no projeto EMPRE.
Este projeto, está ligado à temática do empreendedorismo e procura trabalhar características empreendedoras de uma forma divertida, prática e em equipa. Através da criação de uma empresa, os alunos desenvolvem características que serão muito importantes para o futuro, enquanto pessoas e trabalhadores, quer seja numa empresa ou por conta própria, tais como: aceitar e gerir o risco, ambição, autoconfiança, motivação e entusiasmo, trabalho de equipa, controlo, criatividade, decisão e responsabilidade, determinação, eficácia, energia, flexibilidade, liderança, otimismo, persistência.
No contexto da metodologia EMPRE, foi criada “ficticiamente” uma empresa constituída por todos os elementos da turma, designada por Arts Friends, Lda”, na qual todos os elementos são sócios com quotas iguais. No entanto por decisão dos “sócios” o capital foi diferente uma vez que alguns alunos decidiram “investir” um pouco mais. Foi designado um nome para esta empresa tendo uma identificação corporativa.
O programa EMPRE envolve um conjunto de etapas, nomeadamente as seguintes: apresentação da metodologia aos alunos, criação/ organização da empresa, identidade corporativa, inscrição na rede EMPRE, contacto com o parceiro, estudo de mercado, definição da gama de produtos, escolha dos fornecedores, o plano financeiro, podução, preparação de feiras e fecho de actividades.

Francisco Ferraz
Docente do Curso Técnico de Gestão