Caldas com 63 novos casos de covid-19 numa semana

0
325

O concelho das Caldas da Rainha tem agora 212 casos ativos, mais 26 do que na última semana, mas a tendência no Oeste Norte é para diminuir

Nos últimos sete dias foram registados 63 novos casos positivos de infeção por covid-19 no concelho das Caldas. Segundo o relatório epidemiológico diário divulgado pela Câmara das Caldas através das redes sociais, existiam à hora de fecho desta edição (3 de agosto) 212 casos ativos, o que significa que há mais 26 casos do que os 186 que se registavam na última semana, além de 37 recuperados.
Nos últimos 14 dias neste município foram registados 137 casos positivos, o que significa uma incidência superior a 240 casos por cem mil habitantes.
Desde o início da pandemia já foram confirmadas 2.878 infeções no concelho das Caldas, sendo que 2.522 pessoas conseguiram recuperar da infeção.
O coronavírus já tirou a vida a 144 pessoas neste município, sendo que a última morte registada foi em meados de junho.
Na última revisão do Governo do mapa de risco por concelhos, na semana passada, o único município do Oeste abaixo dos 120 casos por cem mil habitantes é o do Bombarral.
O Governo anunciou que deixam de existir diferenciações entre os vários patamares, mas seguindo o modelo aplicado nas últimas semanas é possível perceber que Nazaré, Caldas, Peniche, Cadaval, Alenquer e Sobral de Monte Agraço ficaram no patamar entre os 240 e os 480 casos por cem mil habitantes nos últimos 14 dias.
Já os concelhos de Alcobaça, Óbidos, Lourinhã, Torres Vedras e Arruda dos Vinhos encontram-se no nível abaixo, entre os 120 e os 240 casos por cem mil habitantes.
Na última semana todos os concelhos do Oeste se encontravam nos patamares de risco elevado e muito elevado.
Segundo os dados do relatório do Comando Distrital de Proteção Civil de Leiria, em Peniche registaram-se esta semana 53 novos casos, mas diminuiu o número de ativos para 79 (menos seis do que os 85 da última semana, fruto das 59 recuperações).
Na Nazaré os 36 novos casos confirmados levaram a um aumento dos ativos para os 47 (quando na última semana eram 43).
Em Óbidos registaram-se oito novos casos, mas as 14 recuperações permitiram diminuir o número de ativos de 22 para os atuais 16. Em Alcobaça o cenário é semelhante, com 39 novos casos, mas menos 42 ativos, sendo agora 51. No Bombarral também se registaram cinco novos casos, mas há menos um ativo (são agora seis).

Vacinação no Bombarral
A Câmara do Bombarral anunciou recentemente que à data de 27 de julho, 6570 pessoas daquele município já tinham a vacinação completa, num universo total de 12694 pessoas, ou seja, mais de 50% dos bombarralenses já estão vacinados. “Até essa data, 8484 pessoas já se encontravam vacinadas com a primeira dose, estando até então agendadas 1914 vacinações”, esclareceu a autarquia. ■