Caldas e Óbidos entram no patamar elevado da lista das medidas de restrição do Governo

0
758
|D.R.

Caldas e Óbidos entraram no patamar de risco elevado e há apenas quatro concelhos do Oeste (Alcobaça, Bombarral, Cadaval e Nazaré) no moderado

 

Caldas da Rainha e Óbidos são dois dos concelhos que passaram a estar classificados como de nível elevado de contágio da covid-19 na revisão efetuada a 17 de dezembro pelo Governo e que entra em vigor na véspera de Natal, ou seja, amanhã.
As medidas aplicadas naqueles concelhos passam pela redução dos horários de funcionamento dos estabelecimentos para as 22h00, exceto para a restauração e equipamentos culturais, que encerram pelas 22h30. Este horário passa para as 13h00 nos concelhos de risco muito ou extremamente elevado.
Deste modo, o teletrabalho é obrigatório quando as funções o permitam. Quando não é possível optar pelo teletrabalho, é obrigatório o uso de máscara nos locais de trabalho.
Já no risco moderado, o mais baixo desta escala e que coloca um nível mais leve de restrições, a região tem quatro concelhos. São eles Alcobaça, Bombarral, Cadaval e Nazaré.
Além da atualização desta lista do risco de contágio dos concelhos, o Governo anunciou as medidas para os períodos de Natal e Ano Novo, com restrições de vária ordem para as próximas duas semanas, por forma a evitar a propagação do contágio num período do ano em que as famílias tendem a reunir vários agregados familiares, aumentando o risco.
Tendo em conta o acumulado de novos casos nos últimos 14 dias, além de Caldas da Rainha e Óbidos o Oeste tem mais cinco concelhos no mesmo nível de risco de contágio, nomeadamente Arruda dos Vinhos, Lourinhã, Peniche, Torres Vedras e Sobral de Monte Agraço. Acima deste nível, com risco muito elevado, ficou Alenquer, que tem sido particularmente fustigado desde o início da pandemia de covid-19.

Mais 624 casos numa semana
Segundo os últimos dados disponíveis à data de fecho desta edição (atualizados a 21 de dezembro), Durante esta semana foram confirmados mais 624 casos no Oeste, ultrapassando assim a barreira dos sete mil desde o primeiro caso confirmado há precisamente nove meses. Existe agora um total de 7045 infecções.
Ao nível das recuperações, registaram-se mais 505 durante esta semana, em que mais 18 pessoas perderam a vida para a covid-19 no Oeste, elevando o total para 121.
Comparativamente com a última semana, há mais 101 casos ativos, contando-se neste momento, e à data de fecho desta edição, 1339 casos ativos no conjunto dos 12 concelhos do Oeste.
O concelho das Caldas regista mais 129 casos confirmados face à última semana. Em termos de casos ativos, à hora do fecho desta edição, havia 200 ativos, mais 38 do que na última semana, tendo-se registado 80 recuperações e seis óbitos (elevando o total nas Caldas para 15).

Gráfico de evolução de risco
O gráfico com a evolução do nível de risco, atualizado com os dados disponíveis a 21 de dezembro, apresentava algumas alterações. A projecção da evolução dos últimos 14 dias (tendo como bases os números relativos aos casos divulgados no relatório epidemiológico diário da Comunidade Intermnucipal e os dados populacionais dos Censos 2011) apresentava Alenquer como mantendo o nível de risco muito elevado, juntando-se a Alenquer.
No patamar de risco moderado, até aos 240 casos confirmados por cem mil habitantes nos últimos 14 dias, ficariam os concelhos de Alcobaça, Bombarral, Cadaval e Nazaré, juntando-se a estes o Sobral de Monte Agraço.
Os restantes cinco municípios oestinos estavam no patamar de risco elevado.

Casos na Misericórdia
A Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha revelou a existência de quatro casos de covid-19 na instituição, relativos a dois utentes (assintomáticos) e dois funcionários.
Um colaborador apresentou, a 11 de dezembro, um resultado positivo nas testagens semanais que são efetuados aos colaboradores. Todos os colaboradores e utentes foram, entretanto, testados, tendo sido identificados mais três positivos.
“Os dois colaboradores positivos estavam em casa, em ‘espelho’, acreditamos que os eventuais contactos tenham sido mínimos. Mantêm-se isolados em casa. Quanto aos utentes identificados hoje como positivos estão em isolamento na Instituição, com todos os devidos cuidados”, explica o provedor da instituição.
Lalanda Ribeiro explicou que a Santa Casa das Caldas “continua em articulação diária com as Autoridades de Saúde Locais que estão a acompanhar todo o processo”, solicitando a “todos os utentes, colaboradores e familiares, que se mantenham atentos ao surgimento de sintomas compatíveis com covid-19”.
Este é mais um surto que tem suscitado o aumento crescente do número de casos positivos no concelho, nomeadamente na sequência dos surtos no hospital e num lar de Salir de Matos.

Alcobaça reúne task force
Entretanto, o presidente da Câmara de Alcobaça anunciou a entrada em funcionamento, nos próximos dias, de uma task force que pretende monitorizar os dados da pandemia no concelho.
Aquela unidade ficará instalada no Parque de Negócios e contará, para além de funcionários da autarquia, responsáveis da Direção-Geral de Saúde.
Paulo Inácio explicou que aquele grupo de trabalho terá a responsabilidade de aprofundar a monitorização e a análise epidemiológica do concelho de modo a poder “enfrentar dificuldades futuras”.
“Estamos infelizmente numa nova fase de grande contágio. Fica, pois, aqui um alerta e um apelo para que, apesar de sermos um concelho classificado como ‘moderado’, continuemos com a nossa atitude responsável pois estamos de facto a assistir a um novo crescimento significativo do número de casos”, apelou o autarca. ■

|D.R.