Mais de cinco mil infetados no Oeste desde o primeiro caso em março

0
733

Projeção dos últimos 14 dias retira concelho da Nazaré do patamar de risco muito elevado, entrando Torres Vedras, e coloca Caldas com restrições

Esta semana registaram-se mais 571 casos confirmados de covid-19 no conjunto dos concelhos do Oeste, o que elevou para mais de cinco mil o número de infetados com covid-19 desde o início da pandemia.
Segundo dados da Comunidade Intermunicipal do Oeste, a 30 de novembro (os últimos dados disponíveis à data de fecho desta edição) existiam 1233 ativos na região, ou seja, menos 97 ativos do que os 1330 registados na última semana. Isto porque apesar de haver mais cerca de meio milhar de casos positivos, também houve mais de 600 recuperações.
Durante esta semana há ainda a lamentar mais quatro óbitos (dois em Alcobaça, um no Cadaval e um em Torres Vedras), aumentando o número de vítimas mortais da pandemia no Oeste para os 88.
Nesta edição, a Gazeta apresenta-lhe dois mapas: um com os patamares que definiram as medidas em vigor em cada concelho (atualizado a 21 de novembro) e outro com a projeção do estado atual de cada concelho e o grau de incidência, tendo por base os dados dos últimos 14 dias, sendo que este último não é tido em conta para a definição das medidas restritivas.
No mapa em vigor mantém-se as medidas da última semana, com a Nazaré no risco extremamente elevado e apenas quatro concelhos em risco moderado (abaixo dos 240 casos por cem mil pessoas nos últimos 14 dias), nomeadamente, Caldas, Óbidos, Bombarral e Lourinhã.

Caso se mantenha a tendência dos últimos 14 dias, o concelho das Caldas passará a integrar o patamar de risco elevado

No segundo mapa, com a projeção dos últimos 14 dias (entre 16 e 30 de novembro), a Nazaré deixaria de estar no nível de risco muito elevado e passaria a figurar no risco elevado. Nos últimos 14 dias, o concelho registou 58 positivos, um rácio de 382 casos por cem mil habitantes. Torres Vedras faria o percurso inverso, passando a integrar os concelhos de risco muito elevado, com mais de 500 casos confirmados por cem mil habitantes nos últimos 14 dias (o patamar começa nos 480).
Se a definição dos patamares de risco fosse feita à hora de fecho desta edição, Óbidos, Bombarral, Cadaval e Lourinhã mantinham-se no risco moderado (abaixo dos 240 casos por cem mil habitantes).
Já relativamente às Caldas, com 131 novos casos registados (que correspondem a 253 por cem mil habitantes), já entraria no patamar de risco elevado e, portanto, com medidas mais restritivas do que as que foram aplicadas até agora (e que são comuns a todo o país).
Os restantes cinco concelhos oestinos (Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Peniche e Sobral de Monte Agraço) situam-se nesse mesmo patamar, entre os 240 e os 480 casos por cem mil habitantes nos últimos 14 dias. Nesse patamar o concelho com o rácio mais alto é o de Sobral de Monte Agraço (452), seguindo-se a Nazaré (382), Peniche (381) e Alenquer (367). O rácio de Alcobaça está nos 336, Arruda nos 283 e Caldas nos 253, acima dos 240 casos por cem mil habitantes. Nesse patamar de risco moderado, Bombarral regista o mais baixo rácio (com os 21 novos casos a corresponderem a 159 por cem mil habitantes), seguindo-se Lourinhã com 174, Óbidos com 178 e Cadaval com 182.
Entretanto, segundo a última atualização da FENPROF, estava confirmada a existência de casos positivos em 23 escolas do Oeste, mais cinco do que na última semana. Nas Caldas da Rainha há agora oito escolas. Na lista já figurava na última semana a EB1/JI Centro Escolar de Santo Onofre, as Escolas Básicas de Santo Onofre e do Bairro dos Arneiros e as secundárias Raúl Proença e Rafael Bordalo Pinheiro. A estas acrescentam-se as escolas D. João II e de Santa Catarina, assim como o Centro Escolar de Nossa Senhora do Pópulo.
Em Alcobaça há casos na Secundária D. Inês de Castro, na Frei Estêvão Martins e EB 2,3 D. Pedro I, assim como na EB 2,3 de Pataias. Por seu turno, na Nazaré há registo de positivos no Centro Escolar de Valado dos Frades e na secundária Amadeu Gaudêncio.
Peniche também surge na lista da FENPROF, com casos no Jardim Infantil de Ferrel, sendo que nos restantes concelhos do Oeste também há casos em escolas de Torres Vedras, Alenquer, Lourinhã e Sobral de Monte Agraço.