Menos dois concelhos do Oeste em risco elevado no mapa da pandemia

0
861

A última atualização do Governo ao mapa de risco da pandemia de covid-19 trouxe bons indicadores para o Oeste. A Nazaré, que estava em risco muito elevado, e o Cadaval, que estava em risco elevado, desceram para o patamar de risco moderado. Às Caldas, Óbidos, Bombarral e Lourinhã (que já estavam no patamar mais baixo para aplicação de medidas restritivas, com menos de 240 casos por cem mil habitantes nos últimos 14 dias), juntam-se agora mais dois concelhos do Oeste, que devido à evolução positiva dos casos vêem assim um alívio das restrições impostas para conter a pandemia.
Ao invés, Torres Vedras tem visto a sua situação piorar e entrou para o grupo de municípios com medidas mais restritivas, estando atualmente no patamar de risco muito elevado (o segundo mais grave).

Nazaré e Cadaval passaram para o risco moderado, juntando-se a Caldas, Óbidos, Bombarral e Lourinhã

No estado de risco elevado (entre 240 e 480 casos por cem mil habitantes nos últimos 14 dias) permanecem os concelhos de Alcobaça, Peniche, Alenquer, Arruda dos Vinhos e Sobral de Monte Agraço.
Esta atualização ocorreu no dia 6 de dezembro com os dados dos últimos 14 dias até 2 de dezembro. A aplicação das medidas consoante a nova lista entrou ontem em vigor.
O Governo prevê uma nova atualização do mapa de risco apenas no dia 23 de dezembro.

Mais 500 casos numa semana
Esta semana registaram-se, segundo o relatório epidemiológico diário da Comunidade Intermunicipal do Oeste mais 542 casos, mas o número de casos ativos desceu, fruto de mais de seis centenas de recuperações.
À data de fecho de edição, na passada terça-feira, os dados disponíveis referem um total de 1158 casos ativos (menos 75 do que os que se registavam na última terça-feira, 1 de dezembro).
Desde o primeiro caso no Oeste, registado a 20 de março nas Caldas, já houve 5747 infecções no conjunto dos 12 concelhos oestinos.
O novo coronavírus já tirou a vida a 95 pessoas neste território, o que significa que mais sete pessoas faleceram esta semana. No concelho de Torres Vedras duas pessoas perderam a vida esta semana, aumentando o número de vítimas mortais naquele município para 22. Em Alcobaça registou-se a 15ª morte e nas Caldas a 9ª. Esta semana a covid-19 tirou a vida a mais duas pessoas em Peniche (que já regista sete falecimentos) e uma na Nazaré (três no total).
A nível mundial já se registaram mais de 60 milhões de infeções pelo novo coronavírus, que já tirou a vida a mais de 1,5 milhões de pessoas.
A nível nacional já houve mais de 300 mil casos confirmados de covid-19 e o número de mortes já ultrapassa os cinco mil.

Caldas perto do risco elevado
O gráfico que apresentamos na página 4 faz a projeção da evolução da pandemia em cada concelho nos últimos 14 dias (ou seja, de 23 de novembro até 7 de dezembro, os últimos dados disponíveis). O objetivo é, tendo como base os dados populacionais dos Censos 2011 e os dados do relatório epidemiológico da OesteCIM, perceber qual o rácio de cada município com a máxima atualidade possível.
Nesse sentido, é possível perceber que se a lista fosse atualizada à data de fecho desta edição, o concelho de Alcobaça deixaria de estar em risco elevado e passaria para o patamar de risco moderado (uma vez que apresenta um rácio de 194 casos por cem mil habitantes nas últimas duas semanas).
Em direção inversa, Caldas apresenta 134 novos casos, que correspondem a um rácio de 259 casos por cem mil habitantes e que já colocaria o concelho das Caldas no segundo patamar (acima dos 240) e, portanto, com medidas mais restritivas.
Em Torres Vedras o rácio das últimas duas semanas colocaria o concelho no patamar de risco elevado.
Nos restantes concelhos da Comunidade Intermunicipal do Oeste não haveria, ao dia de hoje, mais alterações.
Relativamente à lista elaborada pela FENPROF com as escolas onde existem casos confirmados de covid-19, mantém-se as 23 que já estavam na última semana, das quais oito no concelho termal.