Numa semana registaram-se 96 mortes e três mil novos casos de covid-19 no Oeste

0
461

Números da pandemia continuam a subir e atingem patamares nunca antes vistos com mais de dez óbitos por dia na última semana

À data de fecho desta edição (2 de fevereiro) o conjunto dos 12 concelhos do Oeste registava, segundo os dados do relatório epidemiológico diário da Comunidade Intermunicipal do Oeste, um total de 5968 casos ativos, ou seja mais 265 do que os que se registavam na última semana.
Os números da pandemia continuam a subir e atingiram patamares recorde esta semana, nomeadamente ao nível dos óbitos, com um total de 96 mortes. O dia 27 de janeiro, com um total de 28 óbitos, foi o pior até hoje.
Os concelhos das Caldas da Rainha, com 80 óbitos, e de Torres Vedras, com 124, totalizam quase metade dos óbitos já registados.
Numa semana foram confirmados quase três mil novos casos no Oeste. Desde o primeiro caso registado em março, já houve um total de 18.639 casos positivos e cerca de 12 mil pessoas já recuperaram.

Os concelhos das Caldas, com 80 óbitos, e de Torres Vedras, com 124 mortes, têm quase metade dos falecimentos registados
no Oeste

 

 

 

 

 

 

Técnico de radiologia faleceu
O técnico de radiologia no hospital das Caldas da Rainha, Paulo Pereira, que estava na linha da frente no combate à pandemia, não resistiu ao vírus e faleceu na madrugada deste sábado. Natural da Covilhã, o profissional de 59 anos trabalhava há 25 anos nas Caldas e estava internado no Hospital de Santa Maria há quase dois meses.
A Direção Nacional da Associação Portuguesa dos Técnicos de Radiologia, Radioterapia e Medicina Nuclear (ATARP) endereçou “as mais sentidas condolências à família e aos amigos e colegas”.
“Um herói da linha da frente que infelizmente não resistiu ao vírus que combatemos”, descreveu a associação, salientando que “o profissionalismo e o altruísmo do colega serão honrados e lembrados por todos aqueles que continuam a dar o seu melhor em prol dos doentes no combate à pandemia e a todas as outras patologias”.

Dez óbitos na Misericórdia
A Santa Casa da Misericórdia de Óbidos informou no dia 1 de fevereiro ter registado 10 óbitos.
“Dos 42 utentes da Estrutura Residencial para Idosos só dois estão negativos e quatro já foram hospitalizados”, esclareceu a instituição, informando ainda que existem 16 colaboradores que se encontram fora de serviço.

Desde o primeiro caso, em março, já foram registados 18.639 infeções no conjunto dos 12 concelhos

Alcobaça vai ter ambulância SIV
O presidente da Câmara de Alcobaça revelou nas redes sociais que está a ser preparada a instalação permanente de uma ambulância SIV (Suporte Imediato de Vida) no Hospital de Alcobaça – Bernardino Lopes de Oliveira.
Depois de uma visita de trabalho realizado esta semana o autarca constatou que “a ala de cuidados paliativos está concluída com toda a dignidade que se exige”, recordando que a Câmara apoiou esta obra por via de um protocolo.

Bombeiros da Nazaré testados
A Câmara Municipal da Nazaré anunciou, esta terça-feira, que 21 colaboradores da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Nazaré começaram a ser testados à covid-19. “É muito importante que se faça esta testagem à equipa, o que agradeço à Câmara”, disse João Paulo Estrelinha, comandante da corporação que anseia pela chegada do dia da vacinação contra a covid-19, o que se espera que “aconteça em breve”. O quartel tem 56 elementos, mas nesta primeira fase de testagem estão os profissionais da linha da frente, como os que fazem parte da Equipa de Intervenção Permanente.
Para hoje estava prevista a realização de testes aos elementos da Associação de Dadores de Sangue do concelho, com sede em Valado dos Frades.
Entretanto o Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Norte comunicou a nova reorganização das unidades de saúde do concelho da Nazaré. A UCSP – Pólo de Valado dos Frades, funciona com dois médicos, duas assistentes técnicas e dois enfermeiros, de 2ª a 6ª feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.
Os utentes inscritos na UCSP Nazaré – sede, que pertenciam aos ficheiros dos médicos Eulália Pinto e Carlos Januário, passarão a ser acompanhados por profissionais de saúde da USF Global. O Atendimento Complementar da Nazaré está a funcionar, desde o passado dia 29 de janeiro, no novo Centro de Saúde, localizado nos Caixins, com o horário das 20h00 às 24h00 de 2ª a 6ª feira, e aos fins de semana e feriados das 14h00 às 24h00. ■