Óbidos e Cadaval mantém-se sem casos ativos de infeção e Caldas regista descida de 60%

0
77

Esta semana há apenas dois concelhos no Oeste sem casos ativos, uma vez que o Bombarral regista agora três casos. Nos últimos sete dias há a lamentar um óbito, o 134º, nas Caldas da Rainha

Os números da pandemia continuam a dar tréguas. Esta semana, no conjunto dos 12 concelhos do Oeste, há menos 83 casos ativos. À hora do fecho desta edição, estavam identificados 249 casos ativos de infeção por covid-19, enquanto na última semana eram 332. Trata-se de uma descida a rondar os 25 pontos percentuais.
À data de fecho da edição da semana passada, e segundo os dados relativos ao número de casos fornecidos no relatório epidemiológico diário da Comunidade Intermunicipal do Oeste, havia três concelhos sem casos ativos: Óbidos, Bombarral e Cadaval.
Porém, esta semana há apenas dois concelhos da região sem casos ativos do novo coronavírus. Óbidos e Cadaval mantêm-se com zero casos, mas o Bombarral registou três novos positivos, tendo agora três casos ativos. Este município já registou 583 casos desde o início da pandemia e tem a lamentar 23 mortes.

Desde o primeiro caso registado na região, já houve 22.502 casos confirmados no Oeste, dos quais 21.530 recuperaram

A covid-19 já tirou a vida a 723 pessoas no conjunto dos 12 concelhos da Comunidade Intermunicipal do Oeste

Comparativamente com a última semana, registaram-se mais 77 casos no Oeste, sendo que a descida no número de casos ativos é explicada pelas 159 recuperações.
Os novos casos distribuem-se da seguinte forma: 27 em Torres Vedras, 12 no Sobral de Monte Agraço, nove em Peniche, oito em Alenquer, quatro em Alcobaça, e Nazaré, três no Bombarral e Lourinhã, dois em Arruda dos Vinhos e um nas Caldas.
Nos últimos sete dias há a lamentar um óbito, tendo sido registado nas Caldas da Rainha, onde já existiram desde o início da pandemia 134 óbitos.
Comparativamente com a última semana (23 de março) o concelho das Caldas da Rainha assinala menos 25 casos ativos do que apresentava há uma semana. Esta é uma descida de cerca de 60%, face aos 63 casos ativos que se registavam na última semana.
Alcobaça também registou uma grande descida no número de casos ativos, tendo agora 16, quando há sete dias eram 59. São menos 43 casos ativos, o equivalente a 72%.
Em Alenquer há agora 114 casos ativos, em Torres Vedras 54 e em Arruda dos Vinhos cinco.
O município do Sobral de Monte Agraço tem nove casos ativos, o de Peniche passou a ter 15 e a Nazaré quatro, o mesmo número que regista o concelho da Lourinhã.
Desde o primeiro caso registado na região, em março do ano passado, já houve 22.502 casos confirmados no Oeste, tendo 21.530 deles conseguido recuperar da infeção.
O coronavírus já tirou a vida a 723 pessoas no conjunto dos 12 concelhos da Comunidade Intermunicipal do Oeste.
Além das 134 vítimas mortais nas Caldas, há 171 óbitos em Torres Vedras, 77 em Alcobaça, 76 em Alenquer e 60 em Arruda dos Vinhos. Em Óbidos já se registaram 49 mortes e em Peniche 47.
Quanto à Lourinhã, lamenta o registo de 38 óbitos, o Bombarral 23 e o Sobral de Monte Agraço 20. Na Nazaré o coronavírus já tirou a vida a 16 pessoas e no Cadaval a 12.

Doação de viseiras
A SITECNA, uma empresa da Marinha Grande especializada em injeção de plásticos, doou 384 viseiras de proteção contra a covid-19 à Câmara Municipal do Bombarral.
Aqueles equipamentos de proteção foram distribuídos pelos colaboradores do município e pelas entidades parceiras locais que se encontram a trabalhar na linha da frente.
Em comunicado, a Câmara mostrou-se agradecida e reforçou a importância que estes equipamentos de proteção têm na vida de todos os profissionais que trabalham, diariamente, em risco de contágio pela covid-19.

Vacinação avança em Alcobaça
Entretanto, em Alcobaça já se ultrapassou a fasquia dos 50% de pessoas com mais de 80 anos e com mais de 50 anos com patologias associadas vacinadas. “Pelo menos, no que concerne à primeira dose”, revelou o presidente da Câmara, Paulo Inácio, nas suas redes sociais no dia 30 de março.
“Temos também registo de centenas de alcobacenses não institucionalizados que já levaram a 2ª dose da vacina, estando, deste modo, imunizados”, acrescentou o autarca, revelando também que naquele dia estavam a ser vacinados cerca de 100 docentes dos estabelecimentos escolares do concelho. ■