Oeste tem 5 concelhos com risco elevado e 7 com risco muito elevado

0
3023

O Governo renovou esta quinta-feira o Estado de Emergência devido à pandemia de covid–19 e atualizou o risco de contágio dos concelhos, assim como as medidas de contingência aplicadas a cada nível de risco. As novas medidas entram em vigor às 00h00 de 8 de janeiro.

A revisão do nível de risco dos concelhos colocou sete do Oeste no nível muito elevado. São eles Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Alcobaça, Torres Vedras, Arruda dos Vinhos e Sobral de Monte Agraço.

Os restantes cinco concelhos – Alenquer, Bombarral, Cadaval, Lourinhã e Nazaré estão em risco elevado. É a primeira vez desde que o Governo criou os níveis de risco de contágio que nenhum concelho da região no nível menos restritivo.

Entre as novas medidas decretadas pelo Governo, destaca-se a proibição de circulação entre concelhos no fim-de-semana de 9 e 10 de janeiro, que é aplicada inclusivamente aos concelhos com risco moderado. Nos concelhos com risco de contágio elevado e muito elevado, está ainda proibida nestes dias a circulação na via pública a partir das 13h00.

Para os restantes dias, nos concelhos de risco muito e extremamente elevado o encerramento do comércio será às 13h00 aos fins-de-semana e a abertura a partir das 8h00, exceto para farmácias, clínicas e consultórios, estabelecimentos de venda de bens alimentares com porta para a rua até 200 m2 e bombas de gasolina. A partir das 13h00, os restaurantes só podem funcionar através de entrega ao domicílio.

A circulação na via pública fica proibida fica proibida entre as 23h00 e as 05h00 nos dias de semana e a partir das 13h00 aos sábados e domingos.

Nos concelhos de risco elevado de contágio, o horário de encerramento dos estabelecimentos é às 22h00, salvo restaurantes e equipamentos culturais, que podem encerrar às 22h30.

Nos concelhos com risco elevado e muito elevado, mantém-se a obrigatoriedade de teletrabalho quando este é possível, assim como o uso de máscara de proteção pessoal no local de trabalho.

A 6 de Janeiro, Portugal registou 9927 novos casos de covi-19 e soma 456.533 casos confirmados desde o início da pandemia, dos quais 93.360 ativos. Os óbitos associados à covid-19 ascendem a 7.472, com mais 95 registados neste dia.