Recolher obrigatório às 23h00 em 10 concelhos do Oeste

0
285

A revisão do nível de risco de contágio de covid-19 atualizado esta quinta-feira coloca 10 dos 12 concelhos do Oeste em risco elevado ou muito elevado, que entre outras medidas implementa limitação de circulação na via pública a partir das 23h00.

Nazaré, Peniche, Lourinhã, Arruda dos Vinhos e Sobral de Monte Agraço estão no nível muito elevado, juntamente com mais 85 concelhos no país. Além da restrição do horário de circulação na via pública, este nível limita o funcionamento dos restaurantes até às 22h30, sendo que, às sextas-feiras a partir das 19h00 e aos sábados, domingos e feriados durante todo o dia, o acesso para serviço de refeições no interior obriga a apresentação de certificado digital ou teste negativo. A limitação do número de pessoas por mesa mantém-se de 4 no interior e de 6 na esplanada. É exigido, ainda, certificado digital ou teste negativo para o acesso a estabelecimentos turísticos e de alojamento local.

O comércio a retalho alimentar está limitado até às 21h00 durante a semana e às 19h00 ao fim-de-semana, enquanto no comércio não alimentar e nos serviços o horário de encerramento fora os dias úteis reduz para as 15h30. Os espetáculos culturais podem decorrer até às 22h30.

No desporto, as modalidades de alto risco não são permitidas, tal como as aulas de grupo em ginásios.

Com o nível de risco elevado ficaram Alcobaça, Alenquer, Bombarral, Óbidos, Rio Maior e Torres Vedras. Neste nível de risco, as principais diferenças são o limite de pessoas por mesa nos estabelecimentos de restauração, que passam a 6 no interior e 10 nas esplanadas, enquanto o horário de funcionamento dos estabelecimentos de retalho e não retalho não tem diferenciação ao fim-de-semana e feriados em relação aos dias úteis. Também não são aplicadas restrições à prática desportiva.

Em alerta estão os concelhos do Cadaval e Caldas da Rainha.