A Família Feliz de Paula Violante

0
565

azulejos-GZT-065“Família Feliz” é como se intitula a proposta da ceramista Paula Violante, a convidada do último mês do ano da colecção de cerâmica contemporânea da Gazeta das Caldas. O seu percurso teve início na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro onde frequentou o extinto curso de Artes e Ofícios e prosseguiu com várias formações no Cencal. Depois estudou na ESAD, onde se licenciou em 2007 em Design de Cerâmica e Vidro. Foi também uma das autoras que trabalhou no atelier da ceramista Bolota.
Actualmente,  a caldense trabalha no seu pequeno atelier em A-dos-Negros e já participou em exposições, individuais e colectivas, em feiras e em mostras de arte e artesanato.
O tema que escolheu para criar a sua obra para a Gazeta das Caldas foi a Sagrada Família, “não só pela época natalícia, mas também porque tem sido um tema que tenho vindo a trabalhar nos últimos anos”, contou a autora.
Paula Violante começou a trabalhar com presépios para participar na exposição das Gaeiras em 2011.
Para a colecção deste semanário – que tem por base peças que se possam pendurar – a autora colocou as três figuras do presépio modeladas em baixo relevo num azulejo de grés cozido a 1020ºC que foi decorado com óxido e vidrados cerâmicos.
A peça em cerâmica é complementada por um pedaço de madeira que Paula Violante recolhe na praia por terem sido “enviadas” pelo mar.
“Família Feliz” está à venda por 25,50 euros para assinantes da Gazeta das Caldas e por 30 euros para não assinantes. Faz parte de uma série de 50 que são numeradas e assinadas por Paula Violante. Aceitam-se inscrições para a sua aquisição pelo e-mail gazeta@gazetadascaldas.pt

N.N.