Alunos da ESAD.CR mostraram trabalhos no Museu do Hospital

0
479
Para a artista plástica, a ceramista, a curadora e o músico, as Caldas é a nova “casa”. Dois autores vão para Barcelona

Autores que finalizaram formação despedem-se apresentando trabalhos de várias artes

 Lúcia Ruas Costa veio estudar Artes Plásticas na ESAD.CR. Mafalda Balona também veio para as Caldas aprofundar conhecimentos na cerâmica. Por seu lado, Brusaca é um músico do Porto que se juntou às duas autoras para criar uma instalação sonora que complementa as intervenções artísticas, apresentadas entre os dias 25 e 27 de janeiro, no Museu do Hospital e das Caldas.
A mostra, designada “Interrupção” teve curadoria de Inês Faria, que terminou o curso de Gestão Cultural na escola de artes caldense.  “A mostra reflete o facto de termos terminado uma fase e de interrompermos a nossa estadia nas Caldas”, disse a curadora da mostra. Esta inclui pinturas de Lúcia Ruas Costa que aprecia explorar  cor e  forma. Agora que está a terminar a licenciatura, gostaria de continuar nas Caldas e de trabalhar num espaço de co-work partilhado.
Por seu lado, Mafalda Balona começou a fazer verguinha em 2022 na Oficina do Barro em Óbidos. E apresentou, no Museu do Hospital, trabalhos onde explora esta técnica tradicional em cerâmica. Fá-lo em faiança, em grés e até aplica vidrado, num trabalho de experimentação relacionado com esta tradição cerâmica da região.
A autora, do Porto, formou-se em Ciências da Comunicação e veio para o Cencal para aprofundar os conhecimentos de cerâmica. Posteriormente trabalhou durante um ano em Óbidos.
Uma das maiores instalações presentes incluiu peças de cerâmica, onde o visitante era convidado a tocar. Como incluía peças não cozidas, quando caiam partiam-se e o som era amplificado pela instalação sonora de Daniel Brusaca.
Este músico do Porto – que se dedica à música eletrónica, à guitarra e também canta – apresentou um concerto nos Silos onde deu a conhecer em estreia o seu EP que será lançado em março.
 “Eu e a Inês vamos para Barcelona”, disse o músico. Lúcia quer continuar a trabalhar e a participar em residências artísticas por cá enquanto que Mafalda Balona vai para Évora onde está a frequentar mestrado na área do  Património. ■