Amanhã há gala do World Press Cartoon no CCC

0
697

O anúncio dos prémios do World Press Cartoon (WPC) terá lugar no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, amanhã, 2 de Junho, num espectáculo de música e humor que conta com a presença de todos os autores premiados. A gala será animada  pela companhia catalã de teatro cómico Clownic e o comediante Luís Franco-Bastos. A animação musical vai estar a cargo da orquestra ligeira Monte Olivett, constituída por músicos caldenses. No sábado de manhã, os cartoonistas vão estar na Rua das Montras a desenhar com as crianças.

As obras vencedoras da 13º edição do World Press Cartoon 2018 vieram da Bélgica, Brasil, Holanda, Índia, Itália, Noruega, Sérvia e Turquia.
O salão de projecção global que todos os anos selecciona e premeia os melhores cartoons publicados nos jornais e revistas de todo o mundo, abre agora, também, as suas portas às publicações online.
Os trabalhos premiados integram uma exposição que será inaugurada amanhã, após o espetáculo no CCC, quando são conhecidos os vencedores. Desta fazem parte 281 caricaturas, cartoons editoriais e desenhos de humor que fazem a história de todo um ano, olhares de diferentes culturas, obras em que os cartoonistas retratam e criticam o mundo. Estão representadas 227 publicações de 54 países que foram seleccionadas por um júri internacional de cartoonistas que reuniu nas Caldas da Rainha em Abril e que integrou, para além do director do salão, o português António Antunes, Rayma Suprani da Venezuela, Michael Kountouris da Grécia, Robert Rousso da França e Saad Hajo da Suécia.
O WPC voltará a contar com a parceria da Fábrica Bordalo Pinheiro e este ano vão haver sardinhas decoradas com cartoons da edição do ano passado. Também será feita uma homenagem ao cartoonista português Augusto Cid. A edição deste ano contará mais tarde também com um debate que integra jornalistas e cartoonistas nacionais.
A exposição que reúne os melhores trabalhos vai estar patente ao público no centro cultural, com entrada livre, entre os dias 2 de Junho e 28 de Julho.
A A cerimónia de entrega de prémios realiza-se dia 2 de Junho às 21h30. A entrada tem o custo de 1.50 euros, limitada à lotação da sala.
Gazeta das Caldas oferece 50 convites aos seus assinantes para poderem assistir ao espectáculo. Basta para tal levantar os convites (dois por assinante) nas nossas instalações, na Rua Raul Proença 56-C.