Aprender aguarela numa galeria caldense

0
409
Parte do centro comercial foi transformado em sala de de pintura, sob coordenação da aguarelista Cristina Mateus (à dir.)

Galeria Art4Family abriu coletiva e ofereceu workshop de aguarela. A 25 de Abril vai premiar obras de arte

Quem entrou no Caldas Shopping no sábado, 6 de abril, à tarde, constatou que parte do piso térreo estava transformado em sala de aprendizagem de pintura.
Tudo porque para além da inauguração da mostra coletiva de aguarela “Godet”, a Galeria Art4Family também se realizou um workshop de aguarela, coordenado pela aguarelista Cristina Mateus. “Oferecemos as inscrições, que fecharam logo, e os materiais “, disse João Paulo Cunha, o responsável por este projeto que ocupa vários espaços do Caldas Shopping.
“O workshop foi um sucesso pois esgotámos logo as 16 inscrições. Se se mantiver o interesse, vamos repetir com mais pintura, fotografia e cerâmica”, garantiu o médico , que também participou no atelier a par com outros aprendizes de pintura, não só das Caldas mas que vieram de Lisboa, de Sintra e de Castanheira de Pera, alguns de propósito para participar neste evento.
A aguarelista Cristina Mateus gostou desta experiência de expôr e de ensinar o bê-à-bá da aguarela a participantes de várias idades e com diferentes saberes no que diz respeito à pintura. Alguns nunca tinham feito um traço.
A aguarelista, que vive na Foz do Arelho, vai ter duas residências artísticas já no próximo mês de maio em Montemor e também na vila da Sertã.
A artista coordena workshops com regularidade e, por isso, foi com agrado que respondeu positivamente ao convite da galeria para dar uma oficina inicial. “Alguns até formulam o desejo de continuar”, disse a autora, que está a expor na Art4Family pela primeira vez e que participou recentemente num evento dedicado à aguarela em Córdoba (Espanha). A pintora, que corresponde a trabalhos por encomenda, continua a retratar com mestria paisagens das Caldas e da Foz do Arelho, conforme pode ser apreciado nos vários trabalhos com os quais participam em “Godet”. A mostra de aguarelas, que tem obras de vários autores tais como de António Bártolo, Alcida e Cristina Horta

Prémios entregues a 25 de Abril
Em preparação, na galeria, está já a exposição que vai premiar os melhores trabalhos artísticos.
Será o primeiro concurso promovido por este espaço de galeria e que recebeu, ao todo, 30 candidatos da região e de várias outras localidades do país.
“Temos 30 concorrentes: 20 de pintura, cinco de fotografia e cinco de escultura/cerâmica, de várias idades, a partir dos 18 anos”, disse o responsável, acrescentando que o júri que irá escolher os três melhores trabalhos será composto por elementos da galeria, da ESAD.CR e da autarquia.
O primeiro prémio, que será entregue no dia 25 de abril, assinalando também os 50 anos da Revolução dos Cravos, será de dois mil euros.