Artista plástica vende peças de cerâmica na loja da Gazeta

0
557
Gazeta das Caldas - Cerâmica

As peças de cerâmica da artista plástica Mariana Sampaio estão à venda na Gazeta das Caldas. É no edifício do Caldas Empreende que a jovem tem o seu atelier e onde nascem as peças de faiança que agora podem ser adquiridas na loja deste semanário. As obras maiores, feitas em faiança, são inspiradas nas rendas e no croché feito pelas familiares da artista. É nos desenhos dos lavores que se inspira e que produz, depois, os desenhos técnicos que, por sua vez, dão origem às peças de cerâmica.
“Cada uma das peças tem o nome de uma avó”, disse a autora à Gazeta das Caldas, acrescentando que a obra D. Celeste é uma homenagem à sua familiar, dado que a artista acredita que estas devem ser feitas enquanto as pessoas estão vivas. Há, no entanto, ainda outras, intituladas D. Maria e D. Conceição, ambas bisavós de Mariana Sampaio, que já partiram. As peças têm vários modelos, variações de um mesmo desenho que a artista decora de forma monocromática, usando cores vivas.
Mariana Sampaio tem 27 anos e tirou a licenciatura e o mestrado na ESAD e o curso de Cerâmica Criativa no Cencal. É da Golegã mas vive, estuda e trabalha nas Caldas há uma década.
Além da cerâmica também se dedica à cenografia e à ilustração. Tem desenvolvido vários trabalhos relacionados com as Caldas da Rainha, como, por exemplo, serigrafias do Hospital Termal, da cidade e dos edifícios de Arte Nova. Desenvolveu ainda peças relacionadas com o concurso para o logótipo da Praça da Fruta e que também vão estar à venda na Gazeta.
As peças de Mariana Sampaio variam entre os 25 e os 150 euros. Há azulejos e ímanes, com preços entre os 2,50 e os 5 euros.