Artistas da ESAD prestam homenagem a José Saramago

0
397

“Esquecer Saramago” é como se designa o projecto colectivo de de texto e imagem que reflecte a obra do Nobel da literatura português e que pode ser visto até 31 de Julho na Biblioteca da Fundação da Ciência e tecnologia, na Costa da Caparica.
Trata-se de uma iniciativa com curadoria do docente da ESAD, Mário Caeiro, que inclui 12 projectos de artistas plásticos (11 alunos e ex-alunos da ESAD e um convidado especial, Pedro Penilo) que invocam nos seus termos estéticos 11 textos fundamentais de José Saramago.
Nesta mostra cruza-se a memória de quem leu Saramago, num momento marcante do seu percurso artístico pessoal (Anabela Santos, Bruno Bogarim, Eunice Artur, Orphanus Lauro e Pedro Penilo) e a experiência nova de recentes leitores (André Banha, André Graça Gomes, João Ferreira, Mónica Landim, Nuno Fragata e Ricardo Braz), que tomaram contacto, pela primeira vez, com os textos do escritor.
O projecto é composto pela edição de um livro e por uma mala-exposição itinerante em cujos compartimentos interiores se podem encontrar originais destes jovens. A mala vai circular pelas instituições e pelos espaços que acolherem o ‘”Esquecimento de Saramago”’.

Festival Eva recebe propostas de vídeo e artes digitais

O segundo Festival EVA, que se dedica ao vídeo e às artes digitais, vai realizar-se a 21 de Junho na ESAD e para a sua realização a organização solicita a participação dos alunos da escola de artes caldense.
Aceitam-se propostas nas áreas do screening de vídeos (Curtas-metragens/Mo…tion graphics/Video Art), do Video Mapping, do VJing, das performances ou das instalações de curta duração. A organização disponibiliza video-projector e sistema de som).
O deadline para a entrega das propostas termina hoje, 15 de Junho. Para mais informações e inscrições contactar através do e-mail evavideofestival@gmail.com

N.N