Atouguia da Baleia com Centro Interpretativo

0
548

O Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia (CIAB) será inaugurado no próximo dia 17 de Março, pelas 21h00, com a abertura da exposição “Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia: um projecto museológico participativo”, e as actuações de elementos da Sociedade Filarmónica União 1º de Dezembro de 1902, Coro de Geraldes e Coral Stella Maris.
As comemorações estendem-se até à segunda-feira seguinte, com a recuperação da tradicional missa em honra de S. José, pelas 19h00.
Integrado na rede museológica do concelho de Peniche, o projecto resulta de uma parceria entre o município, a Junta de Freguesia de Atouguia da Baleia e a Fábrica da Igreja Paroquial de S. Leonardo. O CIAB tem como objectivo o estudo, valorização e divulgação do património histórico e cultural do concelho, proporcionando uma visão integrada da região histórica de Atouguia da Baleia. Para isso, abarca várias áreas científicas, como a geologia, paleontologia, arqueologia, história e antropologia.
O projecto implicou a reabilitação da igreja de S. José e a construção de um edifício anexo, que funciona como sede do núcleo. Para além das obras, desenvolvem-se desde 2007 trabalhos de inventariação e conservação do património local.
Houve também uma preocupação ao nível das acessibilidades, encontrando-se o CIAB adaptado para pessoas com mobilidade reduzida e a exposição está traduzida para braille, tendo alguns recursos expositivos multi-sensoriais.
O Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia assenta num projecto onde a participação da comunidade é central, pelo que, após a visita ao centro, os visitantes serão convidados a conhecer in loco o diverso património concelhio.
Após a inauguração e até final de Março estará em curso uma iniciativa do Serviço Educativo do CIAB designada “De que é feito um museu?”, que consiste numa visita guiada às diferentes áreas deste núcleo museológico. Esta actividade é gratuita, mas necessita de marcação prévia através do Tel. 262758644 ou raquel.janeirinho@cm-peniche.pt

Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt