Bailes de Carnaval nazarenos dão mote a exposição

0
616

É amanhã, 19 de Fevereiro, inaugurada no Centro Cultural da Nazaré a exposição “Vem Balhar – Da Rua para o Salão”, uma mostra onde fotografias, vídeos, jornais e livros dão a conhecer a importância dos festejos de Entrudo para as gentes nazarenas.
Na vila piscatória o Carnaval é vivido de uma forma muito peculiar e sempre com grande intensidade, começando tudo muito antes da terça-feira de Entrudo. Nas semanas anteriores, os nazarenos andam num verdadeiro rodopio pelos bailes que decorrem em várias salas da Nazaré, e onde há invariavelmente uma multidão de ‘ensaiados’.
As cegadas, os ranchos de fantasia, brincadeiras tão próprias como a batalha das flores, a caqueiradas ou as seringadelas e a saída das bandas infernais em plena noite são outros elementos que fazem deste um dos mais populares carnavais do país, sem samba nem pagode, sempre ao ritmo das originais marchas nazarenas.
Na inauguração da mostra, marcada para as 16h00, o grupo Nortada anima um baile, e Ana Maria Mendes protagoniza a cegada “É Tudo para o Banco!”. A exposição pode ser vista até 13 de Março e para 27 de Fevereiro está marcada uma tarde de karaoke, a partir das 15h00.

J.F.