Beneditense lança livro infantil acerca da superação

0
1363
O autor apresentando o mais recente livro, “Os dedos mágicos da Matemática”

“Os dedos mágicos da Matemática” aborda as temáticas da resiliência, conquista, respeito pelo outro e sustentabilidade ambiental

Filipe Oliveira, de 31 anos, da Benedita, lançou, no mês passado, o seu segundo livro, intitulado “Os dedos mágicos da Matemática”, que foi editado pela Flamingo Edições, uma chancela de Atlantic Books, e ilustrado por Mariana Raimundo (natural de Coimbra).
O livro aborda a história de um adolescente, o Tomás, “que não quer ser o melhor, mas quer fazer o seu melhor a cada desafio que apareça na sua vida”, contou o autor.
“A minha intenção foi fugir um bocadinho da minha área, ou seja, da nutrição, e passar uma mensagem diferente”, continuou. “Aqui, a mensagem que eu quero transmitir é nós fazermos o nosso melhor, porque iremos ter sempre mérito, independentemente do resultado”.
E a Matemática serve apenas para exemplificar esta mensagem. “Tem a ver com um episódio na escola do Tomás, que são as Olimpíadas da Matemática. O Tomás participou no concurso e tentou dar o seu melhor para conseguir representar a turma”. O final da história, o autor não revelou, para dar oportunidade de ler o livro, e em conformidade com a moral que pretende destacar, que salienta o processo em detrimento do resultado final.
A tão atual temática da sustentabilidade ambiental e da preservação do ambiente também é espelhada no livro, através de um episódio na vida do protagonista.
O beneditense é também autor de “O menino (gordo) vai sempre à baliza” (edição de autor, 2021), uma história que fala da obesidade e do bullying, O autor revelou ainda que já está a escrever o próximo livro, desta feita, para adultos.
Filipe Oliveira é licenciado em Nutrição pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria, trabalhando na sua área de formação em clínicas e IPSS da região Oeste, e também é formador.
“Os dedos mágicos da Matemática” será apresentado em escolas, bibliotecas e IPSS da região Oeste e área metropolitana de Lisboa, com calendário ainda a definir, e poderá ser adquirido na Bertrand, FNAC, Wook e Livraria Atlântico (no digital), e na rede de livrarias parceiras da Atlantic Books, em Portugal e no Brasil (cuja lista pode ser encontrada no site da editora), por 10 euros. ■