“Bom dia Cerâmica!” nas Caldas e também em Alcobaça

0
642
A iniciativa, que destaca a cerâmica, decorrerá em dezenas de localidades

Há várias propostas no Centro de Artes e também no museu alcobacense e que visam celebrar a cerâmica

Nos dias 20 e 21 de maio assinala-se o Dia Internacional da Cerâmica em duas dezenas de cidades e vilas de cerâmica portuguesa, e noutras localidades europeias, uma ação de promoção e dinamização desta área.
Portugal é dos países que tem enraizado os saberes e as práticas referentes à cerâmica. É, atualmente o segundo produtor mundial, nos setores da cerâmica de mesa e decorativa, a seguir à China.
Nas Caldas, no Centro de Artes, no dia 20 maio, entre as 10h00 e as 13h00 no Atelier-Museu António Duarte decorrerá um workshop Pintura de Azulejo de Padrão Séc. XVI que será coordenado pela ceramista Mariana Sampaio. Entre as 15h00 e as 18h00, a mesma artista vai ensinar como se faz Pintura de Azulejo Hispano-Árabe – Técnica de decoração dos azulejos portugueses, de influência mourisca.
Às 16h00 no Museu Barata Feyo abre ao público a exposição de Naquib Hassamo “Cria tu”. Nesta mostra, o azulejo projetado tem origem no facto de pertencer à Comunidade Ismaili e de frequentar espaços onde a geometria do espaço e dos elementos tem influência no processo criativo. A exposição enquadra-se na analogia com a Arte e Arquitetura Islâmica. Decorrerá também, durante a tarde, a homenagem ao fotógrafo Edgar Libório, que faleceu em 2020. Será inaugurada uma exposição de fotografia e haverá sessão com DJs.

Exposição inclui pintura ao vivo
Já no domingo, dia 21 maio, entre as 10 e as 13h00 e das 15 às 18h00 vai realizar-se, no jardins do Centro de Artes, uma demonstração de Olaria com o ceramista Francisco Correia.
Em Alcobaça, no sábado, dia 20 maio, pelas 15h00, será inaugurada a exposição “Teresa e os Pintores de Loiça Artística de Alcobaça”, uma iniciativa da Casa São Bernardo -Alojamento Local, Estafette Magic Tour – Passeios Turísticos e da CFFCS – Coleção de Faiança Família Couto Serrenho.
Esta exposição – que será inaugurada na iniciativa Bom dia Cerâmica! – será constituída por um conjunto de peças fabricadas nos anos 40 (séc. XX) na extinta fábrica Raul da Bernarda, pintadas por quinze dos seus exímios pintores. Estarão presentes cinco peças decoradas por cada um dos pintores, num total de setenta e cinco objetos. Entre os dias da mostra será possível assistir, por volta das 16h00, a sessões de pintura ao vivo que serão feitas por antigos pintores que pertenciam à Fábrica Raul da Bernarda e que nela laboraram na década de 70 do século XX. Vão participar João Xavier, Fernando Lisboa, João Quitéria, José Lourenço, Vítor Lourenço, Fernando Jacomo e Júlio Semião. A mostra “Teresa e os Pintores de Loiça Artística de Alcobaça” vai estar patente na Adega dos Balseiros no Museu do Vinho e as entradas são livres.
No dia 21 de maio, pelas 10h00, abre no Museu Raul da bernarda a mostra “Objeto Escolha #2 de Angus Suttie”. Trata-se de uma escultura cerâmica que é também uma instalação museológica que estará patente até 17 de setembro. ■