Caldas Late Night

0
899
- publicidade -

DSC_9138-copia“O Caldas morreu. Viva o Caldas” é mote da 19º edição do Caldas Late Night (CLN) que decorre este fim-de-semana, 29 e 30 de Maio, e que promete encher a cidade de cultura e animação, como é habitual. Os pontos fortes vão ser as praças 5 de Outubro e da República, o Centro Comercial D. Carlos I, os Silos e o Parque D. Carlos I.

Afinal, o CLN tem morrido e nascido de ano para ano, com cada edição a ter que começar do zero, mas sempre com grande envolvimento por parte dos alunos da ESAD e, cada vez mais, da própria comunidade caldense.

Este ano houve 103 inscrições, desde projectos particulares aos colectivos, não só de alunos da ESAD mas de vários artistas, uma vez que qualquer pessoa se pode inscrever.

- publicidade -

Para ontem, dia 28, estava previsto um pré-arranque do Caldas com um concerto de João Manuel Vieira (vocalista dos Ena Pá 2000 e professor na ESAD) e a banda Comércio e Indústria.

Hoje, 29 de Maio, o CLN arranca bem cedo, às 8h30, com uma instalação no Beco do Forno. Para as 18h00, na Praça da República, está marcada a Pillow Fight (guerra de almofadas). Este ano a Câmara disponibiliza uma brigada de limpeza logo a seguir a esta “batalha”.

A autarquia dá também apoio logístico na praça 5 de Outubro, com a instalação de um palco para as bandas que ali irão actuar nas noites de 29 e 30, e de casas de banho amovíveis. A ideia é garantir que tudo estará em condições para receber os milhares de pessoas esperadas.

A Praça de Touros vai estar aberta hoje a partir das 19h00, mas o tradicional Arraial começa às 22h00. Vão actuar Tânia Vanessa e Tony Chaleira e as suas Pombinhas, considerados nomes “míticos” do panorama musical da ESAD, numa paródia divertida aos cantores “pimbas”. Antes do início do Arraial, os PHM vão estar na praça 5 de Outubro, seguindo em marcha até à Praça de Touros.

A festa final do Caldas Late Night, na noite de sábado para domingo, está prevista realizar-se nas antigas instalações da Secla, mas antes disso haverá concertos toda a noite na praça 5 de Outubro.

Locais emblemáticos na vida cultural da cidade, como os Silos e o Museu Bernardo, também contribuem com uma programação intensa.

Nos Silos os seus cinco pisos vão estar ocupados com várias mostras, no âmbito do Zero Zeugma, um projecto multidisciplinar que tem como objectivo apelar às instituições a falta de apoio aos jovens artistas. Vão participar 15 criativos, de várias áreas e até haverá magia com o mágico Rui Cruz.

A sala de exposições dos Silos contará com os trabalhos dos artistas residentes.

No Museu Bernardo vai estar exposta uma exposição do colectivo Dupla Personalidade, intitulada “A Saga – Trilogia Lusófona”. A Casa Bernardo recebe o colectivo Manas das Caldas que vai apresentar uma exposição com projectos só de autoras do sexo feminino.

Há também alguns espaços comerciais que aderiram, como o centro comercial D. Carlos I onde estão previstos oito eventos. No Centro da Juventude está patente uma exposição colectiva de vários artistas que intervieram sobre uma lata de spray.

Hoje o mapa com todos os eventos já estará disponível no site (www.caldaslatenight.com) e, em versão papel, nos bares da praça 5 de Outubro (que será um dos locais centrais das várias actividades) e no posto de turismo.

- publicidade -