Hoje, 24 de Novembro, pelas 21h00, no Hotel Sana será apresentado o livro “A Guerra da América Latina: Dos cartéis mexicanos às guerrilhas colombianas” (Chiado Editora).
O autor é Ricardo Raposo Lopes, nascido nas Caldas em 1991 e que agora vive em Lisboa onde está a fazer o doutoramento em Relações Internacionais e Ciência Política, na Universidade Católica. O livro é o resultado de uma investigação académica sobre o narcotráfico no México.
O autor entrou na Universidade Católica em 2009 para estudar Economia, “mas aquele curso não era para mim, não me adaptei”, disse à Gazeta das Caldas. Mudou-se então em 2011 para Línguas Estrangeiras Aplicadas às Relações Empresariais na Faculdade de Ciências Humanas da mesma universidade.
Durante os três anos de curso foi um dos melhores alunos. A média de 17 valeu-lhe a Bolsa de Mérito. Nesta altura, já se interessava por temas relacionados com a região da América Latina. Em 2014, o caldense iniciou o mestrado em Relações Internacionais e Ciência Política no Instituto de Estudos Políticos, também da Católica. Por ter interesse em completar os seus estudos na América Latina, foi o promotor de um protocolo universitário entre a Universidade Nacional da Colômbia, em Bogotá, e a Universidade Católica. Ricardo Lopes orgulha-se de ter sido o mediador e de ter tido responsabilidade na criação, em 2015, de um intercâmbio académico entre a Católica portuguesa e aquela universidade colombiana.
Terminada a parte curricular com a melhor média, foi-lhe atribuído o Prémio Alexis de Tocqueville. O caldense defendeu a dissertação de mestrado com 18 valores, por unanimidade, com o título “A diversidade de conflitos na América Latina: estudo comparativo entre o narcotráfico e a insurgência a partir do século XX”.
Ricardo Lopes tem dado explicações, feito palestras nalgumas escolas, tanto em Lisboa como nas Caldas, e também já trabalhou para a TAP. O seu objetivo é concluir os seus estudos universitários para depois poder leccionar no ensino superior.