Caldense dirige documentário sobre a pianista Olga Prats

0
447
Miguel Costa (à direita), durante as filmagens de “Tempo das Bruxas”, onde trabalhou com o maestro Vitorino d’Almeida

O cineasta caldense Miguel Costa foi convidado pela produtora Duvideo a fim de realizar um documentário para a RTP2 sobre a vida e obra da pianista Olga Prats. A exibição do filme está prevista para meados do próximo Verão.
O filme terá 50 minutos e contará com entrevistas e depoimentos captados em Portugal e em Inglaterra a Olga Prats, António Victorino D´Almeida, Rui Veira Nery e a Artur Pizarro, entre outros.
Segundo o autor, o documentário contará com imagens especialmente captadas para o efeito, filmagens de concertos, imagens de arquivo em vídeo e fotografia.
Uma equipa liderada pelo realizador caldense está já a pesquisar e a recolher informações e imagens nos arquivos da RTP, da Cinemateca e do extinto Diário Popular para obter o necessário material de apoio para fazer o documentário.
Está também confirmada a filmagem do concerto de homenagem dos 60 anos de carreira da pianista que se vai realizar a 5 de Maio no Centro Cultural Olga Cadaval em Sintra.
“Sempre tive uma enorme admiração pela exímia intérprete que completa agora 60 anos de carreira e que apesar de ter tido uma assinalável carreira internacional, dedicou grande parte da sua vida ao ensino e à divulgação dos compositores portugueses do séc. XIX e XX, bem como da música de Astor Piazzolla, em Portugal”, disse Miguel Costa.
Olga Prats – que este ano celebra 74 anos – ganhou o prémio de melhor aluna estrangeira durante os seus estudos na Alemanha e tocou várias vezes com orquestras de renome internacional e a solo. Obteve as melhores críticas da imprensa e ganhou o prémio Luís Costa como melhor interprete de música espanhola em 1965. Foi professora convidada de piano nas classes de música de câmara de Paul Tortelier, Ludwig Streicher e Karen Georgian e foi membro fundador dos grupos: Duo de Piano e Violeta, Grupo de Câmara do Festival do Estoril, Opus Ensemble e ColecViva.
Durante 14 anos foi professora do Conservatório Nacional e é desde 1983 coordenadora da classe de música de câmara e orientadora de diversos cursos na Escola Superior de Música de Lisboa.
Recentemente a pianista participou como actriz no último filme de António Victorino D´Almeida “O Tempo e as Bruxas”, onde fez o papel de Dona Olga. Esta produção também foi realizada pelo caldense Miguel Costa.

Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt