Guitarrista das Caldas foi o primeiro músico português a ganhar o concurso internacional em Viseu
No sábado, 6 de abril, o guitarrista caldense Francisco Luís sagrou-se vencedor da 6º edição do concurso internacional de guitarra de Viseu, uma iniciativa que faz parte do Festival Internacional da Música da Primavera.
Após uma primeira ronda em formato online, o músico caldense foi seleccionado com mais 17 concorrentes. Ao todo concorreram guitarristas de uma dezena de nacionalidades.
O concurso internacional de Guitarra de Viseu contou com mais três etapas presenciais: uma eliminatória, uma semi-final e a grande final, para a qual o guitarrista caldense se qualificou com mais quatro concorrentes: Tohi Harrada (Japão) Timothée Vinour (França), Manuel Toucinho (Portugal) e Alvaro Toscano (Espanha). Francisco Luís recebeu o 1º prémio, tornando-se assim o primeiro guitarrista português da história deste concurso a ganhar a competição musical.
Desta vez, o guitarrista é galardoado com prémio de seis mil euros, a que acresce uma guitarra clássica do construtor japonês Sakurai.
O caldense será artista convidado na próxima edição do Festival de Música da Primavera de Viseu, do Festival de Guitarra do Fundão, também do evento que decorrá em Sevilha (Espanha) e ainda do Festival J. K. Mertz que se realiza em Bratislava (Eslováquia). Francisco Luís dedica-se à música desde os 11 anos e começou no Conservatório das Caldas. Prosseguiu estudos no Conservatório Nacional e, em 2020, com apenas 22 anos, tornou-se no primeiro artista português Eurostrings por ter vencido o concurso internacional de guitarra Harmonia Cordis, na Roménia, e alcançado o estatuto de músico de topo. Coordena masterclasses pelo mundo e já conquistou dezenas de prémios internacionais. Alguns foram conquistados pela primeira vez por um músico português. ■