Câmara de Óbidos quer criar no concelho centros interpretativos

0
245
- publicidade -

O objetivo passa por criar um conjunto de equipamentos em várias áreas

Uma comitiva de cerca de uma dezena de elementos da Câmara de Óbidos, de diversas áreas, irá visitar, no fim-de-semana de 10 e 11 de setembro, o WOW, o quarteirão cultural do Porto, que integra diversos museus temáticos. O objetivo é, segundo o presidente da Câmara, Filipe Daniel, visitar os espaços, que aliam a cultura à tecnologia, e que servem de inspiração para o que pretende criar no concelho. Um deles é o The Chocolate Story, que o autarca pretende também dinamizar em Óbidos, tendo em conta o Festival do Chocolate que anualmente se realiza. O Planet Cork (Museu da Cortiça) servirá de inspiração para a criação de um centro interpretativo ligado aos produtos endógenos do concelho, como a ginja ou a cebola, enquanto que o The Wine Experience (que explica tudo sobre o vinho) também poderá ser dinamizado no concelho. “Queremos apresentar um projeto ligado ao vinho, enologia, vinha e enoturismo, dando a conhecer o potencial deste território”, referiu à Gazeta das Caldas.
O Porto Region Across de Ages, que permite conhecer o património histórico e cultural da cidade, é outro dos locais de visita com o objetivo de criar em Óbidos um espaço idêntico, onde a história é contada recorrendo a soluções de multimédia como a realidade aumentada, 3D ou halogramas.
Para o edifício onde atualmente está o polo de Óbidos Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (que deverá mudar de instalações) está previsto o Story Center Vila das Rainhas.
“Mais do que um museu estático, queremos apostar nos centros interpretativos, que possuem forte uma parte visual, mas também uma componente histórica, técnica e científica”, explica.■

- publicidade -