Concerto encenado “Tábua Rasa” estreia no sábado, 12 fevereiro, no CCC. Não faltarão tons de fado e de tango
A ideia partiu da artista caldense Fernanda Paulo, que quis “a partir do nada, fazer surgir um espetáculo”, contou à Gazeta das Caldas sobre “Tábua Rasa”, projeto artístico que inclui um trabalho discográfico e um concerto encenado.
A atriz fez alguns convites e a quem embarcou com ela nesta aventura foi pedido que “unisse os mundos da música e do teatro”, disse a cantora, sobre o projeto que começou a ser delineado no confinamento e depois de ter sido mãe.
Para o espetáculo convidou o encenador Cláudio Hochman, duas letristas, Patrícia Raposo e Ana Lázaro, e o compositor Ramón Maschio. Juntos, decidiram criar canções, a partir de improvisações teatrais. E assim surgiram 11 temas originais que compõem o disco e que vão estrear no sábado no centro cultural das Caldas da Rainha.
Neste espetáculo, Fernanda Paulo interpreta a figura feminina que assume o papel central de uma peça em que se abordam vários assuntos, desde a forte personalidade de uma mulher de extremos, a mãe que é sempre uma “trapezista”, as relações amorosas que começam, que acabam ou as que nunca chegam a acontecer, a dificuldade em dizer não ou a influência da família na personalidade.
A Câmara das Caldas e o CCC apoiaram este projeto e foi feita a gravação das canções como se este fosse um espetáculo ao vivo.
“O produtor musical captou a som das canções, em Português, em setembro de 2021 no palco do CCC. O CD é lançado nas plataformas a 11 de fevereiro e o espetáculo estreia no dia seguinte. “Trata-se de um espetáculo híbrido, um concerto encenado de teatro-música, uma narrativa criada a partir dessas improvisações”, explicou a caldense acrescentando que se apostou forte no trabalho de cenografia.
O argentino Ramón Maschio é o compositor convidado. Mora em Granada, mas acompanhou músicos portugueses durante alguns anos, como Mafalda Arnauth. “Além de ter a linguagem do fado tem também o tango em si, algo que me interessou trazer par ao concerto encenado”, disse Fernanda Paulo, que vai cantar e será acompanhada por guitarra portuguesa, guitarra clássica, piano e o acordeão. “Não há forma de não soar português”, rematou a autora, satisfeita por poder estrear na sua terra natal e “num dos melhores palcos do país”.
A estreia será filmada e depois “Tábua Rasa” está pronto para ser vendido para outros palcos do país.