Cistermúsica apresenta 40 concertos em Alcobaça

0
448
O Lusitanus Ensemble, que estreou no CCC em maio, é um dos grupos que trará canções do Sécuo XXI ao evento

Entre 25 de junho e 1 de agosto, o Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça está de regresso com a edição mais ambiciosa da sua história e que fica marcada pelo regresso dos grupos internacionais. No ano passado, por causa da pandemia, só participaram grupos nacionais.
Sob o tema “Da Ibéria aos novos tempos”, o evento terá o concerto de abertura no dia 25 de junho, às 21h30, no Mosteiro de Alcobaça, pelo grupo vocal e instrumental espanhol LaGrande Chapelle, que estreia em Portugal um programa de música sacra escrita por José de Baquedano para a Catedral de Santiago de Compostela.
A Música do século XXI proposta pelo Lusitanus Ensemble será apresentada no sábado, 26 junho, às 21h30, também no Mosteiro. O agrupamento, liderado pelo maestro Adelino Mota, interpretará obras encomendadas a conceituados compositores portugueses contemporâneos.
Em 2021, o festival propõe uma viagem musical que inclui recitais, música de câmara e coral, concertos sinfónicos e óperas, protagonizada por alguns dos melhores agrupamentos na área da música erudita a nível nacional e internacional.
Pelo Cistermúsica passam, também, produções de jazz, músicas do mundo e dança contemporânea. O festival conta, ainda, com uma Gala de Homenagem a Mariella Devia, aclamada cantora da tradição lírica italiana, que atua pela primeira vez no nosso país. A soprano estará em Alcobaça para uma Masterclasse que culminará com uma gala de homenagem pelo Allurement Trio, a 3 de julho.
Não faltarão dois grandes concertos sinfónicos, pela Orquestra Metropolitana de Lisboa e pela Orquestra XXI, que atuará pela primeira vez em Alcobaça. Haverá óperas: uma barroca, La Serva Padrona, de Pergolesi, pelo Ensemble La Nave Va, a que se juntam os solistas Carla Caramujo e Luís Rodrigues, e também Maria De Buenos Aires, “ópera-tango” de Piazzolla, com direção musical de Daniel Schvetz e que terá como solista principal a soprano Ana Ester Neves.
Assim, além do concerto de abertura, as comemorações dos 500 anos da circum navegação serão também protagonizadas por dois conceituados agrupamentos espanhóis: Solistas do Coro de Câmara de Granada e o Samsaoui Ensemble. Ainda do país vizinho atuará o Ensemble Instrumental da Cantábria, que apresentará um programa dedicado a Manuel de Falla, a propósito dos 75 anos do desaparecimento deste compositor espanhol.
Entre tantas propostas, o Cistermúsica inclui um recital de piano a quatro mãos, por Jill Lawson e Luísa Tender e a estreia moderna do Requiem de Coimbra, pelo ensemble vocal e instrumental luso-francês Capella Sanctæ Crucis.
Esta iniciativa conta com o alto patrocínio do Presidente da República, o apoio financeiro da Direção-Geral das Artes, a parceria estratégica do Município de Alcobaça, a parceria institucional daDireção-Geral do Património Cultural/Mosteiro de Alcobaça e o mecenas BPI /Fundação “La Caixa”, numa edição que cumpre as regras da Direção-Geral de Saúde/Ministério da Cultura.