A Comunidade de Leitores e Cinéfilos das Caldas assinalou ano do 20.º aniversário com tarde cultural
A Comunidade de Leitores e Cinéfilos das Caldas da Rainha, dirigida por Carlos e Palmira Gaspar, celebra este ano 20 anos ao serviço da promoção da cultura e dos seus agentes, e assinalou a data com uma tarde cultural, que também homenageou o músico e cantor Manuel Freire, decorrida a 13 de maio, na biblioteca municipal.
Ao longo dos 20 anos de atividade, a comunidade desenvolveu 539 ações culturais, entre debates de obras literárias, aulas sobre clássicos do cinema em escolas e outras instituições culturais, celebrações do Dia Mundial da Poesia na BMCR, apresentação de peças teatrais, exposições de fotografia e pintura. E mais de três centenas de programas sobre cinema e música inseridos na rubrica “Cinema Paraíso”, emitida na TSF Caldas, entre 2005 e 2014.
As homenagens a escritores, poetas, atores, entre outros artistas, destacam-se também na atividade da comunidade, que promoveu ainda o lançamento de 25 livros. Por isso foi agraciada com a Medalha de Mérito Cultural pela Câmara Municipal das Caldas, em 2018, e pela ação de mecenato igualmente desenvolvida.
Manuel Freire foi homenageado e brindado com uma peça de cerâmica feita para si, tendo a plateia assistido, em audiovisual, a uma interpretação de “Pedra Filosofal”. Seguiu-se a declamação, pelo próprio, de um poema de Martinho Marques, professor de matemática aposentado seu amigo, e a interpretação de “Nem Sempre a Mesma Rima”, do seu álbum de poemas de José Saramago musicados, “As Canções Possíveis”.
Na sessão atuaram ainda o grupo de dança Super Flash, da ACDR Arneirense, e a Orquestra Juvenil da SIMCR de A-dos-Francos, exibiram-se excertos de dez clássicos do cinema, houve momento de poesia e reprodução de atuações musicais de artistas diversos, locais, nacionais e estrangeiros. ■