Conservatório recorda Paris 1900 nas Caldas e no Bombarral

0
401

Amanhã, dia 28 de Abril, às 21h00 no Teatro Eduardo Brazão, no Bombarral, decorre o primeiro concerto da iniciativa “Mergulhos no Tempo” levada a cabo pelo Conservatório das Caldas da Rainha.
A antiga Lavandaria do Hospital Termal vai acolher, a 30 de Abril, um jantar com ementa e ambiente da  época, que será animado de apontamentos musicais, interpretados por diferentes instrumentos solistas, cantores e agrupamentos instrumentais.
O repertório a executar será da autoria de compositores portugueses do final do século XIX e primeira década do século XX.
No dia 4 de Maio o Conservatório promove um encontro entre musicólogos e um historiador, no Museu Malhoa, às 21h00, em ambiente informal, para uma conversa dedicada à época em questão. Será dado destaque à presença portuguesa nas Exposições Universais de Paris de 1889 e 1900 e ao  papel de Rafael Bordallo Pinheiro nas mesmas e ainda ao panorama musical da época. A conversa será animada por alguns apontamentos musicais. O historiador convidado será João Serra, o caldense que actualmente preside à Guimarães Capital Europeia da Cultura.
Nos dias 5 e 6 de Maio haverá nas Caldas recriação e concerto que terá lugar às 16h00 nos Pimpões.
Estes espectáculos terão um carácter multidisciplinar numa grande recriação da época. Englobará, no mesmo espaço, teatro, música, multimédia, cenários e guarda-roupa, num cenário típico da viragem do século XIX para XX.
Esta será a terceira iniciativa dos “Mergulhos no Tempo”. Em 2008 realizou-se a “Schubertíada” – a propósito do 180º aniversário da morte de Schubert – e, em 2010, decorreu o espectáculo  “Cotton Club”  que serviu para celebrar a música dos  anos 20/30 do séc. XX.

N.N.