Dança, exposições e mesa-redonda assinalam Dia dos Museus na Nazaré

1
273

É com a exposição “Praia da Nazareth. Panorama dos anos 1920” que arrancam hoje, 18 de Maio, as comemorações do Dia Internacional dos Museus e da Noite dos Museus na Nazaré.
A mostra, inaugurada às 10h30 no Museu Dr. Joaquim Manso, no Sítio, dá a conhecer os trabalhos dos alunos de Educação Tecnológica do Externato D. Fuas Roupinho sobre as memórias arquitectónicas, industriais e sócio-económicas da vila piscatória. Na abertura da exposição, podem ainda ouvir-se diversas intervenções dos alunos sobre o património nazareno.
Amanhã, 19 de Maio, as comemorações descem ao Centro Cultural da Nazaré, onde se assinala a Noite dos Museus. Às 21h00 é inaugurada a exposição fotográfica “A Nazaré de Lança Cordeiro. Décadas de 1950-1970”, que mostra pela primeira vez o núcleo fotográfico oferecido ao museu nazareno pelo arquitecto Lança Cordeiro (1938-2000). Uma exposição poderá ser vista até 17 de Junho e que terá na sua inauguração uma actuação musical.
Meia hora mais tarde tem início uma mesa-redonda sobre a vida e obra do arquitecto Lança Cordeiro e a sua intervenção na sociedade civil nazarena. Uma iniciativa que vai contar com as participações de Laborinho Lúcio, José Carlos Codinha, da Associação de Defesa da Nazaré, Norberto Isaac, da Biblioteca da Nazaré, e de Olga e Ana Lança Cordeiro, filhas do arquitecto.
As comemorações chegam ao fim com a apresentação dos grupos de Dança Contemporânea da Academia Municipal das Artes da Nazaré, Sabor Latino, Solo Danza e do par de Danças de Salão Flávia & Sílvio. O momento de dança tem início às 22h30 e é apresentado por João Veríssimo.
Todas as actividades têm entrada livre.
Ainda no âmbito das comemorações do Dia dos Museus, o Museu Dr. Joaquim Manso acolhe uma campanha promocional de livros. A proposta é para adquirir a preços mais apelativos as diversas publicações que habitualmente estão à venda nos museus e palácios tutelados pelo Instituto do Museu e da Conservação. Esta é uma campanha que se prolonga até dia 31 de Maio.

J.F.