Designer gráfico caldense dá cartas a nível nacional

0
1222
Gazeta das Caldas
Pedro Falcão vive em Lisboa mas mantém a ligação às Caldas
- publicidade -

É artista plástico e um dos designers gráficos mais requisitados por entidades culturais. Pedro Falcão é caldense e nesta entrevista, por escrito, à Gazeta revisita vários projectos da sua carreira. É ele, por exemplo, o autor do logótipo do Museu de Arte Arquitectura e Tecnologia (MAAT), além de ter feito a comunicação gráfica em projectos da Gulbenkian, Fundação EDP, Culturgest e Centro Internacional das Artes José de Guimarães.

 

GAZETA DAS CALDAS: Quando é que percebeu que o design gráfico iria ser a sua profissão?
PEDRO FALCÃO: Desde cedo percebi que a composição visual iria ser o meu forte. Mas foi quando o Mário Feliciano me convidou para trabalhar na sua empresa, em 1995, que verifiquei a minha intensa curiosidade pelos elementos gráficos.

- publicidade -

GC: Recorda-se dos primeiros projectos que desenvolveu?
PF: Comecei pela aprendizagem da paginação da revista SurfPortugal, na Secretonix (empresa dos irmãos Feliciano). Este foi o meu primeiro contacto com o desenvolvimento de um projecto desde a concepção até à finalização e produção.
Lembro-me de outro, no início, a Representação Oficial Portuguesa na Bienal de Arte em Veneza, com o artista Jorge Molder e o curador Delfim Sardo. Desenvolvi toda a parte de comunicação finalizando com o livro da exposição.

GC: Quais são as maiores influências para o seu trabalho?
PF: A década de 70 é a minha grande influência, na maioria das suas disciplinas, desde a arquitectura, passando pela música, arte, etc. Foi uma época de liberdade e descoberta com muita experimentação à mistura. Os autores gráficos que me chamam mais a atenção são os do Norte da Europa. Eu diria que o modernismo associado a uma certa contenção visual e funcionalidade me influencia no dia-a-dia.

GC: Para que entidades já trabalhou?
PF: Para o Centro Cultural de Belém, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação EDP, Centro Internacional das Artes José de Guimarães, Hatje Cantz, Culturgest, Fundação de Serralves, Câmara Municipal de Lisboa, MUDE – Museu do Design e da Moda, Fidelidade Mundial, BIAL, etc.

- publicidade -