Duarte Bernardo apresenta “Depois do Destino” na Biblioteca

0
241
Duarte Bernardo apresentou o primeiro livro para plateia muito composta

Livro de estreia do jovem autor caldense de 20 anos, “Depois do Destino”, é uma obra de literatura fantástica editada em fevereiro deste ano

Duarte Bernardo, 20 anos, natural de Caldas da Rainha e estudante de Marketing no Instituto Politécnico de Bragança, apresentou, na Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha, a 15 de abril, o seu primeiro livro, “Depois do Destino”, editado pela Cordel D’Prata.
Com uma plateia composta por amigos e familiares, o jovem esteve ainda acompanhado, na mesa, do seu pai, João Soares, também ele escritor, autor de “A mulher do roupão de seda” (janeiro de 2019), e de Aida Reis, bibliotecária.
Tendo começado a escrever o livro aos 16 anos, Duarte Bernardo aproveitou o tempo livre durante a pandemia.
O exemplo do pai foi, para o autor, uma “espécie de wake up call, que é possível fazer coisas diferentes e é possível escrever um livro e publicá-lo”, explicou.
Apreciador de José Saramago, à semelhança dos cenários distópicos colocados pelo autor em “Ensaio sobre a Cegueira” ou “As Intermitências da Morte”, Duarte Bernardo procurou “descrever o pensamento das personagens quando algo que ninguém estava à espera acontece na sociedade”.
O livro aborda a história de Kara, uma adolescente de 17 anos, que acorda num lugar misterioso e, envolta pela escuridão, percebe que perdeu a memória. Whoren, o mestre daquele lugar, anuncia-lhe que está morta, mas que poderá voltar a viver caso, em 31 dias, consiga roubar as esperanças de outras pessoas presentes naquele reino, para desbloquear cada um dos diversos locais secretos de um mapa que o mesmo lhe dá. No caso de incumprimento da missão, perderá a alma e ficará condenada a permanecer ali, mas terá um coadjuvante, Victor.
Duarte Bernardo é também autor de contos, que publica no site duartegbernardo.blogspot.com/, e confessou: “Este livro acaba com um plot twist, e tem potencial para uma sequela. Já estou a trabalhar numa sequela e também penso publicá-la”.
O livro está à venda no site da Fnac, da Bertrand, da Wook e da Cordel D’Prata. ■