Os Mach1ne Learn1ng são de Alcobaça, dedicam-se à música eletrónica e têm lançado novos singles.
“Hide” é como se intitula o último single dos Mach1ne Learn1ng, lançado este mês. Pertence ao duo de músicos de Alcobaça que começou a dedicar-se à música eletrónica por altura do confinamento obrigatório.
Em 2020, um dos elementos, João Pärtel Araújo partiu em trabalho para países do Oriente e levou consigo apenas um teclado e um pequeno microfone. E foi com eles que começou a fazer e a partilhar melodias com Samuel Traquina, amigo e músico que também contribui para executar as canções. “Tocamos juntos há mais de 20 anos”, disse à Gazeta Samuel Traquina, acrescentando que ambos deram corpo e alma aos Geek Daddies, banda com a qual chegaram a dar concertos nas Caldas da Rainha.
Ambos são de Alcobaça mas João Pärtel Araújo encontra-se em Singapura. É formado em enfermagem mas atualmente trabalha como empreendedor social.
Por seu lado, Samuel Traquina é programador informático e vive há vários anos no Porto.
“Temos projetado continuar a lançar novos singles e começar a tocar os temas ao vivo no primeiro trimestre do próximo ano”, informou Samuel Traquina, satisfeito com o número de audições on line que os novos temas deste duo tem conseguido obter.
“Como temos as nossas profissões também não temos grandes ambições para participar em festivais e eventos… mas queremos começar a tocar para o próximo ano”, destacou o músico, revelando que desde julho estão a lançar um novo single por mês. Primeiro pretendem chamar a atenção das rádios locais, depois das nacionais e depois… “do mundo!”, referiu o criador.
Os Mach1ne Learn1ng dedicam-se aos géneros Synthwave e Dreampop, numa música feita com sintetizadores. “Tocamos um pop bastante “orelhudo” com sintetizadores, a lembrar sonoridades dos anos 1980, apesar de não termos uma componente de dança”, referiu o músico.
A melodia dos dois músicos tem raízes alcobacenses mas, na verdade, nasceu entre hotéis de Singapura e de um escritório no Porto, ou seja, o próprio processo criativo percorre milhares de quilómetros até conseguir encontrar unidade no trabalho de João Pärtel Araújo e de Samuel Traquina.
As canções de Mach1ne Learn1ng refletem “sobre o amor, a solidão, os sonhos ou sobre a esperança”, explica nota sobre os novos temas.
Entre os grupos favoritos do duo contam-se os Kraftwerk, os Moderat e algumas bandas pop como os Chvrches, em quem se inspiraram. O grupo escocês trocou o U por um V para ser mais fácil a pesquisa na internet, algo que serviu de exemplo ao duo alcobacense e que os fez substituir os Is por 1s e, desta forma, “sermos mais reconhecíveis nas pesquisas na internet”. Os Mach1ne Learn1ng também apreciam os grupos lusos Sensible Soccers, Surma e ainda os Best Youth.
Samuel Traquina diz que o duo tem mais nove canções para lançar e, além de quererem apresentá-las ao vivo, começarão a pensar em lançar um álbum.