O encontro entre o realizador norte-americano e o humorista antecede a exibição do filme ‘Manhattan’
Hoje, 14 de Setembro, pelas 15h00, o evento “Gravidade Zero”, que resulta de uma colaboração com o Grupo Almedina e o Folio – Festival Literário Internacional de Óbidos, vai colocar à conversa o realizador norte-americano Woody Allen e o humorista português Ricardo Araújo Pereira, numa “raríssima presença deste nome incontornável do cinema”. Este encontro, que decorrerá em inglês sem tradução simultânea, decorrerá antes da sessão especial de exibição do filme ‘Manhattan’, na Cinemateca Portuguesa. A Câmara de Óbidos, citando a Cinemateca, fala de um “acontecimento único e irrepetível”. De acordo com a mesma fonte, esta será a primeira vez que Woody Allen, à beira de completar 88 anos, visitará a Cinemateca, na véspera da estreia do seu novo filme, que chegará às salas portuguesas no final de Setembro. “Realizador, ator e argumentista, trabalhando quase sempre no território da comédia, nas últimas décadas tem vindo a deixar o protagonismo para outros atores que funcionam como alter-ego da sua persona, concentrando-se sobretudo no trabalho atrás das câmaras”, destaca. “Manhattan”, o filme do realizador norte-americano que mais vezes passou na Cinemateca, a par de “The Purple Rose of Cairo”, permite ver um Woody Allen “no expoente máximo da sua linguagem, no papel de um escritor neurótico às voltas com as suas igualmente neuróticas relações amorosas na sua Nova Iorque de sempre”, refere aquele organismo nacional, que tem por missão a salvaguarda e a divulgação do património cinematográfico.
A sessão e a conversa serão de entrada livre, mediante levantamento de ingresso 60 minutos antes do início (limitado a dois bilhetes por pessoa).
“O cinema e a literatura estão normalmente interligados e o Woody Allen é um dos expoentes máximos destas duas disciplinas, pelo que a sua presença no Folio é um marco para o festival”, refere a vereadora Margarida Reis à Gazeta das Caldas. A autarca realça que contar com “este escritor no pré-lançamento do Folio mostra-nos a essência e grandiosidade do evento” e revela que o início da colaboração com a Cinemateca “não podia ser melhor”.
Risco dá tema à edição de 2023
A edição deste ano do Folio irá decorrer entre 12 e 22 de outubro, tendo por tema o “Risco”. A um mês do seu início, Margarida Reis explica que o programa está praticamente fechado e que procuram mantê-lo como um evento inclusivo. Nesta edição continuam as parcerias com o outro lado do Atlântico, sobretudo ao nível das exposições e também serão utilizados espaços “diferentes” para o festival. Haverá um dia especialmente dedicado à poesia.■